ESTRATÉGIAS DE LEITURA
UMA PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO LEITORA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Abstract
Este estudo propõe-se a problematizar a temática formação da competência leitora a partir de oficinas pedagógicas
para o ensino de estratégias de compreensão com alunos do 1º ano do ensino médio da rede Estadual da Cidade
Manaus. Tem como objetivo avaliar em que aspectos o ensino de estratégias de leitura contribui para o
desenvolvimento da compreensão leitora dos referidos estudantes. A pesquisa foi realizada numa abordagem
qualitativa com uma coleta de dados onde se focou a busca a visão dos discentes sendo norteada por meio de
aplicação de formulário com questões fechadas visando entender o fenômeno. Acredita-se que as oficinas para o
ensino de estratégias de leitura por meio de sequências didáticas seja um bom começo para a organização do
trabalho pedagógico em sala de aula e consequentemente um dos caminhos para uma educação de qualidade
pautada também na formação de leitores competentes que conseguem decifrar o verdadeiro sentido das palavras.