Identidades - Ensaio Fotográfico

Autores

  • Gabriel Ferreira Fragata Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia - Universidade Federal do Amazonas
  • Jousefe David Matos de Oliveira Universidade Federal do Amazonas

Resumo

O proposto trabalho, denominado Identidades, é um ensaio fotográfico com o objetivo de retratar trabalhadores informais da cidade de Parintins-AM de modo direto, por lente objetiva, tendo em vista capturar por completo não apenas o que se vê diante dos olhos, mas também um estilo de vida. Eles são considerados como autônomos devido ao sistema econômico e social estabelecido a essas pessoas. Trata-se de uma conjuntura social, mas isso não as impede de transitar, em meio a problemáticas socioeconômicas, em contextos díspares, distintos e interrelacionados. Entre mulheres e homens, o ensaio ressalta profissões diversas que envolvem perspectivas além da aparência, revelando, por meio de instantâneos da identidade de cada indivíduo, encontros entre o olhar humano e o olhar fotográfico. Poderiam, nesse âmbito, serem conhecidos como dois olhares, mas na verdade é um só, uníssono, uniforme e potencialmente agregador de realidades.

 

Palavras Chaves: Identidade; Fotografia; Trabalho Informal; Parintins.

Biografia do Autor

Gabriel Ferreira Fragata, Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia - Universidade Federal do Amazonas

Cursando Bacharelado em Comunicação Social / Jornalismo, Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia - Universidade Federal do Amazonas. Estudou Ensino Médio na Escola Estadual Senador João Bosco Ramos de Lima(2012).

Downloads

Publicado

2016-10-24

Como Citar

Fragata, G. F., & Oliveira, J. D. M. de. (2016). Identidades - Ensaio Fotográfico. Revista Eletrônica Mutações, 7(13), 311–314. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/2818

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)