Do confessionalismo à crítica
a formação em Serviço Social no Brasil
Resumo
Neste artigo analisamos a trajetória da formação profissional em Serviço Social no Brasil, nos debruçando sobre a disputa no interior da ABESS, entre o projeto confessional e crítico. Observamos as estratégias. Para tal, a metodologia que adotamos foram revisão documental e bibliográfica. A partir dessa revisão, conseguimos visualizar as que asseguraram a hegemônica de um modelo de formação confessional até a década de 1950, e que passa a ser disputado a partir dos adventos da reconceituação que culmina na Virada do serviço social. Também fruto desse movimento nas décadas seguintes é possível a transformação de ABESS em ABESPSS consolidando o projeto crítico na profissão.
Referências
ABEPSS (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL). Diretrizes curriculares da ABEPSS para o curso de graduação em Serviço Social. Brasília: ABEPSS, 2012.
ABEPSS (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL). Diretrizes curriculares da ABEPSS para o curso de graduação em Serviço Social. Brasília: ABEPSS, 2021.
ALMEIDA, Silvio Luiz. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2015.
CBCISS (CENTRO BRASILEIRO DE COOPERAÇÃO E INTERCÂMBIO DE SERVIÇO SOCIAL). Seminário de Teorização do Serviço Social de Araxá. Rio de Janeiro: CBCISS, 1986.
FERREIRA, Camila Manduca. O negro na gênese do serviço social (Brasil, 1936–1947). 2010. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
IAMAMOTO, Marilda Villela; CARVALHO, Raul de Souza. Relações sociais e serviço social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 15. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
NETTO, José Paulo. Transformações societárias e Serviço Social: notas para uma análise prospectiva da profissão no Brasil. São Paulo: Cortez, 1992.
VIEIRA, Balbina Ottoni. Formação profissional: memória e desafios. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 12, p. 55–67, 1977.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica Mutações - RELEM

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.