Vol. 5 No. 2 (2021): "HISTÓRIAS DAS VIOLÊNCIAS DE GÊNERO CONTRA AS MULHERES"
A historiografia ocidental tem, frequentemente, se dedicado ao estudo das histórias das mulheres na sociedade, sendo crescentes os debates intelectuais em torno de gênero e sexualidade desde o século XX. Assim como em outras áreas de conhecimento, nota-se que estudos envolvendo gênero não demoraram a provocar reverberações no campo da história, sendo que as renovações historiográficas trazidas pela Escola dos Annales, pela Nova História ou pelas interpretações frequentemente colocadas sob o termo generalista “Pós Modernismo” permitiram a emergência do tema como uma verdadeira subdisciplina.
As leituras historiográficas, certamente, partem de uma interlocução com os questionamentos teóricos que emergiram ao longo do último século, mas também com os contextos históricos em que brotaram (outro bom exemplo é o Calibã e a Bruxa, de Silvia Federici). No caso brasileiro, é importante destacar que os estudos sobre história das mulheres ou história e gênero tornam-se cada vez mais proeminentes, mas leituras específicas sobre as histórias das violências de gênero contra mulheres ainda são parcas. Isto porque, embora tenha ganhado proeminência nas ciências sociais brasileiras, consagrando nomes como Heleieth Saffioti, Lélia Gonzalez, Sueli Carneiro, Marilena Chauí e Lourdes Bandeira, o tema ainda tem pouca reverberação na área da história.
Assim, considerando-se a relevância do problema e a aparente falta de visibilidade de estudos históricos específicos sobre o tema, o intuito deste dossiê é o de reunir trabalhos resultantes de pesquisas históricas que abordem a temática, tendo particular interesse - embora não exaustivo - nos seguintes temas: a constituição histórica do conceito de violência de gênero; a cultura patriarcal como cultura histórica; a história da historiografia sobre violências de gênero; relações históricas entre mídia e violências de gênero; os crimes de "defesa da honra" em perspectiva histórica.
Organizadores:
Angelita Pereira Lima
Ana Paula de Castro Neves
Luciano Rodrigues Castro