SIGNWRITING X PORTUGUÊS ESCRITO: COMPARAÇÕES SOBRE PERSPECTIVAS DOS DISCENTES SURDOS DO IFBAIANO CAMPUS SERRINHA

Autores

  • Yuri Miguel Macedo Universidade Federal do Amazonas
  • José Alexandre da Silva Universidade do Estado da Bahia
  • Maria Angelita Lima Silva Universidade do Estado da Bahia
  • Lucas Yuri da Silva Rodrigues Secretaria de Educação de Minas Gerais - Universidade Federal do Espirito Santo

Palavras-chave:

Libras, SignWriting, Comparações, Surdos

Resumo

O presente trabalho trata-se de uma comparação das escritas, SignWriting e Português Escrito, sob a perspectivas dos discentes surdos presentes e matriculados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, cujo o acrônimo é IFBaiano, na cidade de Serrinha-BA. Para a realização deste trabalho foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: a) Pesquisa bibliográfica; b) Ensino do SignWriting (para os alunos que necessitavam); c) Escolha da metodologia para fazermos a comparação das duas modalidades; d) Análise dos resultados obtidos. Apresentando e comparando os resultados de quais das duas modalidades de escrita é mais eficaz para o sujeito surdo, com o resultado positivo da escrita de sinais em relação ao português escrito. Acreditamos que possa ser estimulado o uso do SignWriting no meio acadêmico, facilitando a aprendizagem e o entendimento do discente surdo na sua expressividade. Evidencia-se também, a relevância do registro dos resultados, esperando influenciar futuras pesquisas e principalmente para o uso e aprendizado dos discentes surdos.

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Biografia do Autor

Yuri Miguel Macedo, Universidade Federal do Amazonas

Doutor Honoris Causa - OCB (2022). Doutorando em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Gestão Social (PDGS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Ensino e Relações Étnico-Raciais pela Universidade Federal do Sul da Bahia. Pesquisador do Grupo de Estudos nos Referenciais Acadêmicos Foucaultianos (GEIARF/CNPq/UFMS), Laboratório de extensão e pesquisa em Direitos Humanos, Políticas Públicas, Gestão da Diversidade e Cidades Inteligentes (Milonga/CNPq/EA/UFBA) e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Espirito Santo (NEAB/UFES). Membro da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Société Internationale dErgologie (SIE), Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Áreas de interesse: Educação para as Relações Étnico-Raciais, Educação Inclusiva, Educação de Jovens e Adultos, Educação de Terreiro, Formação de Professores, Docência e Construção do saber, Educação e Patrimônio, Religião e Religiosidade Africana, Políticas Públicas, Identidade, Africanidades e Ancestralidade.

Lucas Yuri da Silva Rodrigues, Secretaria de Educação de Minas Gerais - Universidade Federal do Espirito Santo

Professor de Química da Educação Básica do Estado de Minas Gerais. Fui Editor-chefe na Revista Latino-Americana de Estudos Científicos (RELAEC). Especialista em Química Geral e Industrial pela Faculdade Unyleya (2021), Pós-graduando em Química Forense pela Faculdade Faceminas, Graduando em Engenharia Química pela Universidade de Uberaba, Graduação em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto (2018) e Graduação em Química pela Universidade de Uberaba (2018). Pesquisador nos grupos de pesquisa: Educação Transversal (UFES/CNPq), Erê-Ecoa (UFES/CNPq) e Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Especial e Inclusão (UNEB).

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Publicado

2024-10-29

Como Citar

Miguel Macedo, Y., Alexandre da Silva, J. ., Lima Silva, M. A. L. S., & da Silva Rodrigues, L. Y. . (2024). SIGNWRITING X PORTUGUÊS ESCRITO: COMPARAÇÕES SOBRE PERSPECTIVAS DOS DISCENTES SURDOS DO IFBAIANO CAMPUS SERRINHA. Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 4(7), e9152. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/9152