SIGNWRITING X PORTUGUÊS ESCRITO: COMPARAÇÕES SOBRE PERSPECTIVAS DOS DISCENTES SURDOS DO IFBAIANO CAMPUS SERRINHA
Palabras clave:
Libras, SignWriting, Comparaciones, SordoResumen
O presente trabalho trata-se de uma comparação das escritas, SignWriting e Português Escrito, sob a perspectivas dos discentes surdos presentes e matriculados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, cujo o acrônimo é IFBaiano, na cidade de Serrinha-BA. Para a realização deste trabalho foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: a) Pesquisa bibliográfica; b) Ensino do SignWriting (para os alunos que necessitavam); c) Escolha da metodologia para fazermos a comparação das duas modalidades; d) Análise dos resultados obtidos. Apresentando e comparando os resultados de quais das duas modalidades de escrita é mais eficaz para o sujeito surdo, com o resultado positivo da escrita de sinais em relação ao português escrito. Acreditamos que possa ser estimulado o uso do SignWriting no meio acadêmico, facilitando a aprendizagem e o entendimento do discente surdo na sua expressividade. Evidencia-se também, a relevância do registro dos resultados, esperando influenciar futuras pesquisas e principalmente para o uso e aprendizado dos discentes surdos.
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Citas
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