OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO EM SALA DE AULA: AS PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES EM ESCOLAS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE CASTELO (ES) DIANTE DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • Cristiane Lopes Rocha Oliveira Universidade Federal de Viçosa
  • Raquel Valani Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

Educação do Campo. Educação Inclusiva. Professores., Rural Education. Inclusive Education. Teachers.

Resumo

No presente trabalho, analisam-se as interfaces associadas à Educação Inclusiva e à Educação do Campo, na cidade de Castelo (ES), a partir da perspectiva dos docentes que possuem alunos com deficiência, matriculados regularmente nos anos finais do Ensino Fundamental, nas escolas do Campo em 2018. Para tanto, a metodologia escolhida possui caráter exploratório, de cunho descritivo, com abordagem qualitativa, utilizando-se um questionário semiestruturado aplicado a quarenta professores do referido contexto. Desse modo, foi possível perceber a impactante fragilidade do sistema educacional, no que diz respeito à inclusão efetiva nas escolas, uma vez que os docentes relataram enfrentar grandes dificuldades na criação de propostas pedagógicas, além de alegarem falta de formação profissional e de políticas públicas efetivas para atender a essa demanda.

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Biografia do Autor

Cristiane Lopes Rocha Oliveira, Universidade Federal de Viçosa

Docente do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa- UFV

Raquel Valani, Universidade Federal de Viçosa

Licenciada em Educação do Campo, Universidade Federal de Viçosa- UFV

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Publicado

2020-02-19

Como Citar

Oliveira, C. L. R., & Valani, R. (2020). OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO EM SALA DE AULA: AS PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES EM ESCOLAS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE CASTELO (ES) DIANTE DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 3(5). Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/5340