AS ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR DO AEE NO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Camila Rezende Oliveira Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Educação Especial., Atendimento Educacional Especializado. Professores da Educação Especial.

Resumo

O presente artigo apresenta algumas reflexões acerca das atribuições do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no Ensino Fundamental do município de Uberlândia e como este vem sendo retrato nos documentos atuais e na legislação vigente. Esse estudo se justifica pela necessidade de conhecer teoricamente a temática estudada e também permitir que tais concepções contribuam de maneira efetiva para aqueles que são considerados os principais atuantes do espaço escolar: educadores e educandos. Nesse sentido, a metodologia empregada tem como base uma pesquisa bibliográfica na área  e posteriormente a ligação desta com alguns aspectos referentes ao Ensino Fundamental. Crianças com necessidades especiais possuem direito à educação em nossa sociedade, e estão legalmente amparados pela Lei 9394/ 96, ECA e outros documentos oficiais, os quais delegam a família, a escola e a sociedade o compromisso para a efetivação de uma escola para todos. Diante desse quadro, deve-se ter clareza de que o trabalho do AEE deve ser norteado por práticas pedagógicas que favorecem de maneira clara a aprendizagem dos estudantes com deficiência, sobretudo no Ensino Fundamental pois estes estão inseridos na Educação Básica onde necessita de um cuidado ainda mais redobrado tanto da família quanto da escola.

 

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Publicado

2020-01-29

Como Citar

Oliveira, C. R. (2020). AS ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR DO AEE NO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 2(4), 175–185. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/4814