DESAFIOS E POSSIBILIDADES DENTRO DE UMA CRECHE FILANTRÓPICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO

Autores

  • Tatiane Cristina Rodrigues Lessa Universidade Federal de São Carlos
  • Isabela Vicenzo Sgobbi Tulio Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Campus Araraquara

Palavras-chave:

Creches. Educação Infantil. Estágio.

Resumo

O presente trabalho caracteriza-se como um relato de experiência, construído a partir das vivências realizadas durante o Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil: creches, como parte das atividades obrigatórias do curso de graduação em Pedagogia oferecido por uma Universidade Pública Estadual localizada no interior do Estado de São Paulo. O estágio foi realizado em uma creche pública filantrópica, na sala de berçário 1 que compreendia crianças entre 6 meses a 1 ano e 6 meses de idade e uma professora com formação em magistério que trabalhava há 6 anos na referida creche. O estágio teve duração de 100 horas. As observações realizadas evidenciaram alguns aspectos já encontrados na literatura referente à Educação Infantil como o caráter assistencialista e a priorização das atividades de cuidados em detrimento de tentativas adequadas de desenvolvimento com as crianças que frequentam a instituição. Também se destacou a falta de recursos pedagógicos na creche e a não realização das atividades previstas no planejamento da sala apesar da presença de um projeto político pedagógico adequado quanto às atividades para cada faixa etária. Acredita-se que o presente trabalho traz contribuições para reflexões sobre a educação na infância, especialmente no âmbito das creches, além de nortear futuros trabalhos na temática de creches e estágios supervisionados nos cursos de Pedagogia.

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Publicado

2018-08-14

Como Citar

Lessa, T. C. R., & Tulio, I. V. S. (2018). DESAFIOS E POSSIBILIDADES DENTRO DE UMA CRECHE FILANTRÓPICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO. Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 1(1), 127–137. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/4106

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