ANÁLISE DA REVISTA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA TEMÁTICA DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Palavras-chave:
Educação Especial. Transtorno do Espectro Autista. Análise de revistas brasileiras.Resumo
O presente trabalho levanta questões importantes acerca dos estudos e pesquisas realizados na temática do Transtorno do Espectro Autista. Dessa forma, teve como objetivo realizar uma revisão dos artigos publicados na Revista de Educação Especial, que pertence a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por se tratar de uma importante referência na área da Educação Especial. O período de busca dos artigos compreendeu os últimos cinco anos (2012-2017) e, como resultados foram encontrados dezoito artigos sendo, desses, dois internacionais e quinze nacionais. Pode-se concluir que as pesquisas sobre a temática são crescentes, mas, contudo, ainda apresenta lacunas importantes a serem supridas. Considera-se que este trabalho teve importante contribuição para a literatura, mas sugere-se futuros estudos com maior rigor em relação à metodologia empregada como, por exemplo, a necessidade de revisões sistemáticas ou integrativas.
Downloads
Referências
BARBERINI, K. Y. A escolarização do autista no ensino regular e as práticas pedagógicas. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 46-55, jun. 2016. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-03072016000100006>. Acesso em: 22 jan. 2018.
BRANDE, C. A.; ZANFELICE, C. C.. A inclusão escolar de um aluno com autismo: diferentes tempos de escuta, intervenção e aprendizagens. Revista Educação Especial, [s.l.], v. 25, n. 42, p.43-56, 26 mar. 2012. Quadrimestral. Universidade Federal de Santa Maria. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x3350. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/3350>. Acesso em: 18 nov. 2017.
BRASIL, Lei n. 12.764 de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm>. Acesso em: 13 dez. 2018.
BRITO, M. C. Transtornos do espectro do autismo e educação inclusiva: análise de atitudes sociais de professores e alunos frente à inclusão. Revista Educação Especial, [s.l.], v. 30, n. 59, p.657-668, 7 nov. 2017. Quadrimestral. Universidade Federal de Santa Maria. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x28086. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/28086/pdf>. Acesso em: 10 dez. 2017.
CAMARGO*, S. P. H.; RISPOLI, M. Análise do comportamento aplicada como intervenção para o autismo: definição, características e pressupostos filosóficos. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 47, n. 26, p.639-650, 2013. Quadrimestral. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/6994/pdf_1>. Acesso em: 18 nov. 2017.
CARVALHO, B. S. S.; NASCIMENTO, L. F. O autista e sua inclusão nas escolas particulares da cidade de Teresina – PI. Revista Educação Especial, [s.l.], v. 28, n. 53, p.677-690, 28 set. 2015. Quadrimestral. Universidade Federal de Santa Maria. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x17327. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/17327/pdf>. Acesso em: 22 nov. 2017.
EMERICH, D. R.; ALCKMIN, C.F.; MELO M. H. S. Rejeição e vitimização por pares em crianças com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista. Revista Educação Especial, [s.l.], v. 30, n. 58, p.389-404, 8 ago. 2017. Quadrimestral. Universidade Federal de Santa Maria. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x22217. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/22217/pdf>. Acesso em: 10 dez. 2017.
FÁVERO, M. A. B; SANTOS, M. A. Autismo infantil e estressa familiar: uma revisão sistemática da literatura. Psicologia: reflexão e crítica, v. 18, n. 13, p. 358-369. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/prc/v18n3/a10v18n3.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2018.
FIGUEIREDO, J. O autismo infantil: uma revisão bibliográfica. Conselho Federal de Enfermagem, São Luís. 2015. Disponível em: <http://apps.cofen.gov.br/cbcenf/sistemainscricoes/arquivosTrabalhos/I65168.E13.T12231.D9AP.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2018.
GIARDINETTO, A. R. S. B.; LOURENÇO, A. C.; CAPELLINI, V. L. M. F. O professor da Educação Especial e o processo de ensino-aprendizagem de alunos com autismo. Revista Educação Especial, [s.l.], v. 26, n. 46, p.385-400, 6 jun. 2013. Quadrimestral. Universidade Federal de Santa Maria. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x5833. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5833/pdf>. Acesso em: 18 nov. 2017.
LAMPREIA, C. A regressão do desenvolvimento no autismo: pesquisa e questões conceituais. Revista Educação Especial, [s.l.], v. 26, n. 47, p.573-586, 6 nov. 2013. Quadrimestral. Universidade Federal de Santa Maria. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x10071. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/10071/pdf>. Acesso em: 18 nov. 2017.
MACEDO, E. C.; et al. Utilizando o teste não verbal de inteligência SON-R 2 ½ - 7 [a] para avaliar crianças com Transtornos do Espectro do Autismo. Revista Educação Especial, [s.l.], v. 26, n. 47, p.603-617, 6 nov. 2013. Universidade Federal de Santa Maria. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x9779. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/9779>. Acesso em: 18 nov. 2017.
NUNES, D. R. P.; AZEVEDO, M. Q. O.; SCHIMIDT, C. Inclusão educacional de pessoas com Autismo no Brasil: uma revisão da literatura. Revista Educação Especial, [s.l.], v. 26, n. 47, p.557-572, 6 nov. 2013. Quadrimestral. Universidade Federal de Santa Maria. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x10178. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/10178/pdf>. Acesso em: 18 nov. 2017.
PASSERINO, L. M.; BEZ, M. R.; VICARI, R. M. Formação de professores em comunicação alternativa para crianças com TEA: contextos em ação. Revista Educação Especial, [s.l.], v. 26, n. 47, p.619-637, 6 nov. 2013. Quadrimestral. Universidade Federal de Santa Maria. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x10475. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/10475/pdf>. Acesso em: 18 nov. 2017.
PEREIRA, K. F.; SCHMITT, B. D. Produção de conhecimento sobre autismo na escola: uma revisão sistemática na base Scielo. Revista do Departamento de Educação Física e Saúde e do Mestrado em Promoção da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul/Unisc, Ano 17, v. 17, n. 1, p. 68-73, jan/mar. 2016. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/7135/4946>. Acesso em: 10 jan. 2018.
REIS, H. I. S.; PEREIRA, A. P. S.; ALMEIDA, L. S. Da avaliação à intervenção na perturbação do espetro do autismo. Revista Educação Especial, [s.l.], v. 29, n. 55, p.269-280, 9 ago. 2016. Quadrimestral. Universidade Federal de Santa Maria. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x19423.Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/19423/pdf>. Acesso em: 22 nov. 2017.
RIBEIRO, D. M.; MELO, N. R. C.; SELLA, A. C. A Inclusão de Estudantes com Autismo na Rede Municipal de Ensino de Maceió. Revista Educação Especial, [s.l.], v. 30, n. 58, p.425-440, 8 ago. 2017. Quadrimestral. Universidade Federal de Santa Maria. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x25264. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/25264/pdf>. Acesso em: 5 dez. 2017.
RODRIGUES, O. M. P. R.; CAPELLINI, V. L. M. F.; MATURANA, A. P. P. M. Crenças e expectativas para o atendimento a alunos com transtorno global do desenvolvimento. Revista Educação Especial, [s.l.], v. 30, n. 59, p.681-696, 7 nov. 2017. Universidade Federal de Santa Maria. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x28425. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/28425/pdf>. Acesso em: 10 dez. 2017.
SANTOS, J. P. S. Participação e satisfação de pais de crianças autistas com a escola: estudo exploratório. Revista Educação Especial, [s.l.], v. 30, n. 58, p.283-296, 8 ago. 2017. Quadrimestral. Universidade Federal de Santa Maria. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x22253. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/22253/pdf>. Acesso em: 5 dez. 2017.
SEMENSATO, M. R.; BOSA, C. A. Relatos de pais de crianças com autismo sobre a rede de apoio formal: aspectos da elaboração parental do diagnóstico. Revista Educação Especial, [s.l.], v. 26, n. 47, p.651-664, 6 nov. 2013. Quadrimestral. Universidade Federal de Santa Maria. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x9687. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/9687/pdf>. Acesso em: 18 nov. 2017.
VON TETZCHNER, S.; GRINDHEIM, E. A inclusão de crianças com Transtornos do Espectro do Autismo através de atividades compartilhada com seus pares. Revista Educação Especial, [s.l.], v. 26, n. 47, p.507-521, 6 nov. 2013. Quadrimestral. Universidade Federal de Santa Maria. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x9830. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/9830/pdf>. Acesso em: 18 nov. 2017.
WALTER, C. C. F.; NUNES, L. R. D. P. Comunicação alternativa para alunos com Autismo no ensino regular. Revista Educação Especial, [s.l.], v. 26, n. 47, p.587-602, 6 nov. 2013. Quadrimestral. Universidade Federal de Santa Maria. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x9689. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/9689/pdf>. Acesso em: 18 nov. 2017.
WHALON, K.; HANLINE, M. F. A inclusão de crianças com Transtornos do Espectro do Autismo nas escolas públicas dos Estados Unidos. Revista Educação Especial, [s.l.], v. 26, n. 47, p.523-540, 6 nov. 2013. Quadrimestral. Universidade Federal de Santa Maria. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x10070. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/index.php/educacaoespecial/article/view/10070>. Acesso em: 18 nov. 2017.
ZANON, R. B.; BACKES, B.; BOSA, C. A. Identificação dos Primeiros Sintomas do Autismo pelos Pais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 30, n. 1, p. 25-33, jan/mar. 2014. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ptp/v30n1/04.pdf>. Acesso em: 22 jan. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. Os direitos autorais são cedidos à Revista Eletrônica Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva.
Declaramos que todos os artigos submetidos ao periódico Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva são originais e não foram enviados para publicação em qualquer outro meio, como um todo ou uma fração. Também declaramos que, depois de ser publicado pela Revista Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva (UFAM), um artigo não será submetido a outra revista dentro de duas edições. Depois desta vez, nossa revista transfere os direitos de publicação para os autores, com uma autorização concedida pelo Conselho Editorial.