DESAFIOS E POSSIBILIDADES DENTRO DE UMA CRECHE FILANTRÓPICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO

Autores

  • Tatiane Cristina Rodrigues Lessa Universidade Federal de São Carlos
  • Isabela Vicenzo Sgobbi Tulio Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Campus Araraquara

Palavras-chave:

Creches. Educação Infantil. Estágio.

Resumo

O presente trabalho caracteriza-se como um relato de experiência, construído a partir das vivências realizadas durante o Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil: creches, como parte das atividades obrigatórias do curso de graduação em Pedagogia oferecido por uma Universidade Pública Estadual localizada no interior do Estado de São Paulo. O estágio foi realizado em uma creche pública filantrópica, na sala de berçário 1 que compreendia crianças entre 6 meses a 1 ano e 6 meses de idade e uma professora com formação em magistério que trabalhava há 6 anos na referida creche. O estágio teve duração de 100 horas. As observações realizadas evidenciaram alguns aspectos já encontrados na literatura referente à Educação Infantil como o caráter assistencialista e a priorização das atividades de cuidados em detrimento de tentativas adequadas de desenvolvimento com as crianças que frequentam a instituição. Também se destacou a falta de recursos pedagógicos na creche e a não realização das atividades previstas no planejamento da sala apesar da presença de um projeto político pedagógico adequado quanto às atividades para cada faixa etária. Acredita-se que o presente trabalho traz contribuições para reflexões sobre a educação na infância, especialmente no âmbito das creches, além de nortear futuros trabalhos na temática de creches e estágios supervisionados nos cursos de Pedagogia.

Referências

ABRAMOVAY, Miriam; KRAMER, Sonia. O Rei está nú: um debate sobre as funções da pré-escola. Caderno CEDES (Impresso), v.9, p.27-38, 1991.

ARAGÃO, Milena; KREUTZ, Lúcio. Conjectura, Caxias do Sul, v. 15, n. 1, p. 25-44, jan./abr. 2010. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/174/165>. Acesso em: 20. mai.2017.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br>. Acesso em: 15.mai.2017.

COZBY, Paul C. Métodos de pesquisa em ciências do comportamento. São Paulo: Atlas, 2003.

KRAMER, Sonia; NUNES, Maria Fernanda R.; CORSINO, Patrícia. Infância e crianças de 6 anos: desafios das transições na educação infantil e ensino fundamental. Educação & Pesquisa, São Paulo, v.37, n.1, p. 69-85, jan./abr. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v37n1/v37n1a05.pdf>. Acesso em: 10. mai.2017.

LURIA, Alexandr Romanovich. O problema da linguagem e a consciência. In: ______. Pensamento e linguagem: as últimas conferências de Luria. Porto Alegre: Artes Médicas. 1986. p.11-26.

MARTINS, Ligia Márcia. O ensino e desenvolvimento da criança de zero a três anos. In: ARCE, Alessandra; MARTINS, Ligia Márcia. (orgs). Ensinando aos Pequenos de zero a três anos. Campinas: Alínea, 2009.p. 93-131.

PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício do professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002. 232p.

SAVIANI, Demerval. Sobre a natureza e a especificidade da educação. In: _______. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. p.11-20.

SILVA, Janaina Cassiano. O que o cotidiano das Instituições de Educação Infantil nos revela? In: ARCE, Alessandra; MARTINS, Ligia Márcia. (orgs). Ensinando aos Pequenos de zero a três anos. Campinas: Alínea, 2009.p.21-50.

SILVA, Janaina Cassiano. É Hora de Trocar Fralda! Contribuições da Teoria Histórico-Cultural para o trabalho com bebês na Educação Infantil. In: ARCE, Alessandra (org.). Interações e Brincadeiras na Educação Infantil. Campinas: Alínea, 2013.p. 41-72.

Downloads

Publicado

2018-08-14

Como Citar

Lessa, T. C. R., & Tulio, I. V. S. (2018). DESAFIOS E POSSIBILIDADES DENTRO DE UMA CRECHE FILANTRÓPICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO. Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 1(1), 127–137. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/4106

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)