EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS
Palabras clave:
Educação Matemática. Necessidades Educacionais Específicas. Prática pedagógica.Resumen
Este artículo presenta los resultados de una investigación realizada en los primeros años de una escuela primaria municipal en Bom Jesus da Lapa / BA. Nuestros objetivos fueron: identificar las necesidades educativas específicas de los estudiantes participantes en la clase regular y en la asistencia educativa especializada, analizar la percepción de las asignaturas escolares en relación con la importancia de la educación matemática para la expansión del conocimiento de los estudiantes participantes y proponer pautas para el trabajo pedagógico en este contexto. Según el estudio de caso, utilizamos entrevistas semiestructuradas y observación como instrumentos para generar los datos, que aquí se analizan cualitativamente.
Palabras clave: Educación Matemática. Necesidades educativas específicas. Práctica pedagógica.
Descargas
Citas
REFERÊNCIAS
BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática: Notas Introdutórias. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Imprensa Oficial, 1988.
BRASIL. Lei 9.394, de 23 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/l9394.htm> Acesso em: Mar. 2020.
BRASIL. Decreto n. 7.611, de 17 de novembro de 2011. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Decreto/D7611.htm>. Acesso em: Mar. 2020.
BRASIL. Lei 13.146, de 06 de julho de 2015. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm> Acesso em: Mar. 2020.
BRASIL. Índice de desenvolvimento da educação básica. Disponível em: < http://ideb.inep.gov.br/resultado/resultado/resultado.seam?cid=3307510> Acesso em: Mar. 2020.
BRASIL. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf> Acesso em: Mar. 2020.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf>. Acesso em: Mar. 2020.
BRASIL. Política nacional de educação especial na perspectiva inclusiva. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental> Acesso em: Mar. 2020.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: Mar. 2020.
COLL, C. Psicologia e Currículo: Uma aproximação psicopedagógica a elaboração do Currículo escolar. Tradução: Cláudia Schilling. 5ª ed. São Paulo: Ática, 2000.
D’AMBRÓSIO, B. S.; D’AMBRÓSIO, U. Formação de professores de matemática: Professor – pesquisador. In: Atos de pesquisa em educação – PPGE/ME FURB. v. 1, nº 1, jan./abr., 2006, p. 75-85.
GERHARDT, T. E; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Disponível em: <http://dci.ccsa.ufpb.br/lti/?download=13_Livro_Metodos_de_Pesquisa.pdf>. Acesso em: Mar. 2020.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GROENWALD, C. L. O. Currículo de Matemática: Necessidades e alternativas. In: Cuadernos de Investigación y Formación em Educación Matemática. Costa Rica: Año 9. Número 12, 2014, p.125-131.
KRANZ, C. R. Matemática inclusiva: o desenho universal e os jogos com regras. 2017. Disponível em: <http://diversa.org.br/artigos/matematica-inclusiva-desenho-universal-jogos-com-regras/>. Acesso em: Mar. 2020.
LEITE, L. H. Á. Criança fazendo matemática. Porto Alegre: Artes Medicas, 2003.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MANTOAN, T. E. A educação especial no Brasil: da exclusão à inclusão escolar. Campinas, 2011. Disponível em: < http://www.sinprodf.org.br/wp-content/uploads/2012/01/mantoan.pdf>. Acesso em: Mar. 2020.
NETO, E. R. Didática da matemática. 10 ed. São Paulo: Ática, 1998.
SONZA, A. P. et al. Acessibilidade e tecnologia assistiva: Pensando a inclusão sociodigital de pessoas com necessidades especiais. Disponível em: < https://drive.google.com/file/d/1wtpwN4govndQFhGOYwtHnCVZ3bCegrJ0/view>. Acesso em: Mar. 2020.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução: Daniel Grassi. 2º ed. Porto Alegre: Bookman Companhia Editora Ltda, 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Electrónica Investigación y Práctica en Educación Inclusiva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. Os direitos autorais são cedidos à Revista Eletrônica Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva.
Declaramos que todos os artigos submetidos ao periódico Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva são originais e não foram enviados para publicação em qualquer outro meio, como um todo ou uma fração. Também declaramos que, depois de ser publicado pela Revista Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva (UFAM), um artigo não será submetido a outra revista dentro de duas edições. Depois desta vez, nossa revista transfere os direitos de publicação para os autores, com uma autorização concedida pelo Conselho Editorial.