EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS

Autores

  • Queite Fernandes Santos Lima INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO
  • Carla Cristina Gaia dos Santos INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO

Palavras-chave:

Educação Matemática. Necessidades Educacionais Específicas. Prática pedagógica.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma Escola Municipal de Bom Jesus da Lapa/BA. Nossos objetivos foram: identificar na turma regular e no AEE as necessidades educacionais específicas (NEE) dos estudantes participantes, analisar a percepção dos sujeitos da escola em relação à importância da educação matemática para a ampliação de conhecimentos dos estudantes participantes e propor orientações para o trabalho pedagógico nesse contexto. Parntindo do estudo de caso, utilizamos a entrevista semiestruturada e a observação como instrumentos para geração dos dados, os quais são aqui qualitativamente analisados.

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Biografia do Autor

Queite Fernandes Santos Lima, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO

Especialista em Educação Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF BAIANO) e Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), DCHT - Campus-XVII. Discute Políticas Públicas para a Educação Inclusiva. Trabalhou como Auxiliar Administrativa (2011-2016). Atualmente atua como Assistente de Gabinete Na Câmara Municipal de Bom Jesus da Lapa - BAHIA

Carla Cristina Gaia dos Santos, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO

Licenciatura em Língua Inglesa e Literaturas Correspondentes pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), com Bacharelado em Tradução (UEM) e segunda habilitação em Língua Brasileira de Sinais. Mestrado (2014-2016) e Doutorado (2017-2021) em Letras (PLE/UEM). Atualmente, meus interesses de pesquisas partem do campo do ensino de línguas adicionais na perspectiva da educação inclusiva. Sou professora no Instituto Federal do Paraná, Campus Telêmaco Borba.

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Publicado

2024-10-29

Como Citar

Lima, Q. F. S., & Gaia dos Santos, C. C. . (2024). EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS. Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 4(7), e7115. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/7115