A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR E DOS PROFESSORES PARA A EFETIVAÇÃO DO ATENDIMENTO A ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

Autores/as

  • Cleber Gimenes Freitas Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Palabras clave:

Altas Habilidades/Superdotação. Gestão Escolar. Professores.

Resumen

No presente estudo, de caráter bibliográfico, procurou-se refletir acerca da importância do trabalho de professores e gestores escolares para a efetivação de políticas públicas de atendimento a estudantes com Altas Habilidades/Superdotação nas escolas da rede pública. Com base em estudos na área, foi possível traçar um perfil desses estudantes e expor de forma apropriada o conceito de Altas Habilidades/Superdotação. Demonstrou-se como o atendimento a esse público está legalmente amparado, quais são as formas de atendimento previstas e as possíveis causas das dificuldades de identificação desses estudantes e as deficiências desses atendimentos na prática cotidiana. Assim sendo, notou-se que, em primeiro lugar, a dificuldade de identificação e atendimento a esses estudantes está atrelada a lacunas na formação docente, o que favorece a crença em ideias equivocadas, os chamados mitos sobre as Altas Habilidades/ Superdotação. Nesse sentido, a formação continuada realizada nos horários coletivos da escola, poderia contribuir para preencher algumas dessas lacunas. Em segundo lugar, procurou-se demonstrar como a atuação da gestão escolar, representada pelas figuras do coordenador pedagógico, do diretor e do supervisor de ensino poderia contribuir para que a formação continuada de professores e o primordial, que o atendimento aos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação aconteça de maneira efetiva.

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Biografía del autor/a

Cleber Gimenes Freitas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Possui graduação em Letras - Português e Inglês (2008) e pós-graduação em Educação Especial - Área de Altas Habilidades / Superdotação (2016). Atualmente é professor de Língua Portuguesa da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Citas

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Publicado

2024-10-29

Cómo citar

Freitas, C. G. (2024). A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR E DOS PROFESSORES PARA A EFETIVAÇÃO DO ATENDIMENTO A ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. Revista Electrónica Investigación Y Práctica En Educación Inclusiva, 4(7), e6415. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/6415