MITOS E REALIDADES SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: A VISÃO DOS PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL II
Palavras-chave:
Altas Habilidades/Superdotação. Professores. Mitos.Resumo
Este estudo investigou quais são os mitos sobre as Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) que permeiam o pensamento dos professores de Ensino Fundamental II de uma escola da rede estadual paulista, localizada na zona leste da cidade de São Paulo. Participaram da pesquisa 16 professores, sendo dois de cada disciplina. Por meio de um questionário sobre os mitos em torno das AH/SD e acerca da formação acadêmica e experiência profissional dos professores, constatou-se que algumas crenças equivocadas ainda povoam o pensamento dos docentes a respeito dos estudantes com AH/SD. Grande parte dos professores ainda acredita que as AH/SD é uma característica que depende exclusivamente de estímulos ambientais, que os estudantes que possuem dons artísticos não necessitam de estimulação tanto quanto aqueles com alta habilidade em matemática ou linguagem, que os estudantes com AH/SD não necessitam de atendimento especial e que apresentam alto desempenho em todas as disciplinas escolares. O estudo apontou também a precariedade com que a temática relacionada às AH/SD e à educação especial em geral é abordada tanto nos cursos de formação inicial dos docentes quanto nos horários coletivos da escola.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. Os direitos autorais são cedidos à Revista Eletrônica Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva.
Declaramos que todos os artigos submetidos ao periódico Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva são originais e não foram enviados para publicação em qualquer outro meio, como um todo ou uma fração. Também declaramos que, depois de ser publicado pela Revista Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva (UFAM), um artigo não será submetido a outra revista dentro de duas edições. Depois desta vez, nossa revista transfere os direitos de publicação para os autores, com uma autorização concedida pelo Conselho Editorial.