MITOS E REALIDADES SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: A VISÃO DOS PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores

  • Cleber Gimenes Freitas Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Palavras-chave:

Altas Habilidades/Superdotação. Professores. Mitos.

Resumo

Este estudo investigou quais são os mitos sobre as Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) que permeiam o pensamento dos professores de Ensino Fundamental II de uma escola da rede estadual paulista, localizada na zona leste da cidade de São Paulo. Participaram da pesquisa 16 professores, sendo dois de cada disciplina. Por meio de um questionário sobre os mitos em torno das AH/SD e acerca da formação acadêmica e experiência profissional dos professores, constatou-se que algumas crenças equivocadas ainda povoam o pensamento dos docentes a respeito dos estudantes com AH/SD. Grande parte dos professores ainda acredita que as AH/SD é uma característica que depende exclusivamente de estímulos ambientais, que os estudantes que possuem dons artísticos não necessitam de estimulação tanto quanto aqueles com alta habilidade em matemática ou linguagem, que os estudantes com AH/SD não necessitam de atendimento especial e que apresentam alto desempenho em todas as disciplinas escolares. O estudo apontou também a precariedade com que a temática relacionada às AH/SD e à educação especial em geral é abordada tanto nos cursos de formação inicial dos docentes quanto nos horários coletivos da escola.

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Publicado

2020-02-19

Como Citar

Freitas, C. G. (2020). MITOS E REALIDADES SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: A VISÃO DOS PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL II. Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 3(5). Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/6416