A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR E DOS PROFESSORES PARA A EFETIVAÇÃO DO ATENDIMENTO A ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
Palavras-chave:
Altas Habilidades/Superdotação. Gestão Escolar. Professores.Resumo
No presente estudo, de caráter bibliográfico, procurou-se refletir acerca da importância do trabalho de professores e gestores escolares para a efetivação de políticas públicas de atendimento a estudantes com Altas Habilidades/Superdotação nas escolas da rede pública. Com base em estudos na área, foi possível traçar um perfil desses estudantes e expor de forma apropriada o conceito de Altas Habilidades/Superdotação. Demonstrou-se como o atendimento a esse público está legalmente amparado, quais são as formas de atendimento previstas e as possíveis causas das dificuldades de identificação desses estudantes e as deficiências desses atendimentos na prática cotidiana. Assim sendo, notou-se que, em primeiro lugar, a dificuldade de identificação e atendimento a esses estudantes está atrelada a lacunas na formação docente, o que favorece a crença em ideias equivocadas, os chamados mitos sobre as Altas Habilidades/ Superdotação. Nesse sentido, a formação continuada realizada nos horários coletivos da escola, poderia contribuir para preencher algumas dessas lacunas. Em segundo lugar, procurou-se demonstrar como a atuação da gestão escolar, representada pelas figuras do coordenador pedagógico, do diretor e do supervisor de ensino poderia contribuir para que a formação continuada de professores e o primordial, que o atendimento aos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação aconteça de maneira efetiva.
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