INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO NA ESCOLA REGULAR: PERSPECTIVA DE PAIS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA ZONA LESTE DA CIDADE DE MANAUS/AMAZONAS, BRASIL
Palabras clave:
Transtorno do Espectro do Autismo, Inclusão, Pais.Resumen
Este estudo tem a finalidade de buscar informações acerca das perspectivas de pais com relação a inclusão de seus filhos em escolas com ensino regular em Manaus. Utilizamos neste estudo a metodologia qualitativa e a entrevista semiestruturada como intrumento de recolha dos dados, a técnica de análise de conteúdo foi utilizada para analisar os dados coletados através das respostas de dez pais (quatro mulheres e seis homens) com média de idade de trinta e quatro anos. Os dados obtidos demonstram que os pais tiveram dificuldade em aceitar o diagnóstico de TEA, isso porque as expectativas futuras para seus filhos eram enormes. A inclusão das crianças com TEA no ensino regular, traz melhoras significativas e isto foi concluído através dos resultados apresentados pelos pais que declararam que estão satisfeitos com os ganhos adquiridos pelas crianças, principalmente no campo da psicomotricidade e comunicação. Independente dos pontos negativos como a falta de preparo dos profissionais e ausência de formação continuada, reiteramos que a criança que está incluída numa escola regular poderá contemplar um futuro promissor em termos educativos e sociais.
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