INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA: UMA ESTRATÉGIA PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DAS CRIANÇAS SURDAS

Autores/as

  • Rosário Martinho Sunde PUCRS

Palabras clave:

Palavras chave: Intervenção; inclusão; surdez.

Resumen

O artigo tem como tema a intervenção psicológica como uma estratégia para a inclusão escolar das crianças surdas. O mesmo é fruto das experiências socio-profissionais e tem como objetivo, trazer experiências da realidade escolar de escolas moçambicanas inseridas no processo de inclusão. A familiarização com esta realidade se deu a partir da orientação de atividades de estágios e práticas profissionais no curso de Psicologia Educacional da Universidade Pedagógica - Nampula, Moçambique. As crianças com deficiências auditivas são integradas em salas normais, com outras crianças, consideradas "normais", sob orientação do mesmo professor que, em muitos casos, não reúne condições técnicas e profissionais para acompanhar a aprendizagem dessas crianças. Ainda, as escolas não integram nesse processo psicólogos e outros profissionais afins, para garantir o diagnóstico e acompanhamento dos distúrbios associados à surdez como é o caso de agressividade, intolerância, individualismo, incapacidade intelectual, entre outros. Face a estas constatações, propõe-se um trabalho de equipe, entre pedagogos, psicólogos, profissionais de saúde, sem pôr de lado a família e outros elementos; sendo que, na falta de um, o processo poderá fracassar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rosário Martinho Sunde, PUCRS

Doutor em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS-Brasil, 2018-2022). Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Centro de Estudos da Família e do Indivíduo (CEFI/FACEFI, Porto Alegre, 2019-2021). Mestre em Administracao e Gestao Escolar pela Universidade Pedagógica-Nampula (2013-2015). Graduado em Psicologia Escolar pela Universidade Pedagógica Nampula (2004-2008). Coordenador do Curso de Mestrado em Psicologia das Organizações na Universidade Rovuma (UniRovuma) entre 2023-2024. Chefe do Departamento de Clínica Psicológica do Centro de Estudos em Psicologia Aplicada na UniRovuma (2024 ate entao). Coordenador do Grupo de Pesquisa Saúde Mental e Qualidade de Vida (GPSMQV), Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Rovuma.Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica. Director Clínico de PsicoCare-Consultório de Psicologia Clínica Lda (empresa particular). Fez estágio sobre o processo de aconselhamento de pessoas vivendo com HIV/SIDA no Hospital Dia 25 de Setembro de Nampula, sob orientação da Cadeira de Aconselhamento Psicológico da Universidade Pedagógica, em 2007. Estagiou no Hospital Psiquiátrico São João de Deus de Nampula sob orientação da Cadeira de Psicopatologia Infanto-Juvenil da Universidade Pedagógica, em 2006. Estagiou na Escola Secundária de Nampula (com um grupo de 22 crianças) sob a orientação da Cadeira de Avaliação Psicológica da Universidade Pedagógica, em 2006. Docente de Psicologia da Universidade Rovuma (Ex-Universidade Pedagógica-Delegação de Nampula). 

Citas

CARDOSO, Lucila Moraes; CAPITÃO Cláudio Garcia. Avaliação psicológica de crianças surdas pelo Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister. Psico-USF, v. 12, n. 2, p. 135-144, jul./dez. 2007. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicousf/v12n2/v12n2a02.pdf. Acesso em: 02 abril 2018.
CAVALGANTE, J. Educação Inclusiva e Escolarização dos Surdos / Integração, editora Corde, São Paulo 2005, p.38
CORREIA, L.M. Inclusão e Necessidades Educativas Especiais: Um guia para educadores e professores. Porto editora. 2 ed., Lisboa, 2008, p. 79-91
DALCIN, Gladis. Psicologia da Educação de Surdos. Centro de Comunicação e Expressão, Florianópolis, 2009, p.8. Disponível em: http://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoPedagogico/psicologiaDaEducacaoDeSurdos/assets/558/TEXTOBASE_Psicologia_2011.pdf. Acesso em: 03 abril 2018.
FREIRE, Bruno Pinto; ARAGÃO, Melina de Andrade. A relevância da Psicologia na intervenção com sujeitos não-ouvintes e suas famílias. UNIFOR, 2016. Disponível em: http://abrapso.org.br/siteprincipal/images/Anais_XVENABRAPSO/515.%20a%20relev%C2ncia%20da%20psicologia%20na%20interven%C7%C3o%20com.pdf. Acesso em: 02 abril 2018.
FONSECA, V. Educação Especial: Programa de Estimulação Precoce. Uma Introdução às Ideias de Feverstein. 2 ed., Porto Alegre, 1995.
MACÊDO, Ludmilla da Silva; TORRES, Cláudia Regina Vaz. Psicologia inclusiva: a importância do atendimento psicoterapêutico a pessoas surdas. 1º Seminário Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva, Porto Alegre, 1150-1162, 2016. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/i-seminario-luso-brasileiro-de-educacao-inclusiva/assets/artigos/eixo-10/completo-7.pdf. Acesso em: 02 abril 2018.
NIELSEN, Lee Brattland. Necessidades Educativas Especiais na Sala de Aula. Um Guia para Professor. Edit. Porto. Portugal. 1999, p.43
OLIVEIRA, Clarissa Tochetto de. et al. O impacto do diagnóstico de surdez infantil e suas repercussões na vida da criança e de seus familiares. Brasil: UFSM, Disciplinarum Scientia. Série: Ciências Humanas, Santa Maria, v. 14, n. 1, p. 81-94, 2013. Disponível em: file:///C:/Users/18192966/Downloads/1748-4849-1-SM.pdf. Acesso em: 02 abril 2018.
RODRIGUES, Ana Filipa; PIRES, António. Surdez infantil e comportamento parental. Análise Psicológica (2002), 3 (XX): 389-400, 2012, Disponível em: https://www.mais-psi.com/sites/default/files/publications/Surdez%20infantil%20e%20comportamento%20parental.pdf. Acesso em: 02 abril 2018.
SANTOS, L. et al. Perturbação do processamento auditivo central: contributo dos audiologistas e dos terapeutas da fala. Porto Alegre, 2010.
SANTOS, Jonas F.; ASSIS, Monique Ribeiro de. As dificuldades do psicólogo no atendimento à pessoa com deficiência auditiva. Educativa Especial, Fortaleza. Anais eletrônicos, v. 3, n. 1, p. 23-33. 2002. Disponível em: file:///C:/Users/Sunde/Downloads/616-2176-1-PB(1).pdf. Acesso em: 02 abril 2018.

Publicado

2024-10-29

Cómo citar

Sunde, R. M. (2024). INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA: UMA ESTRATÉGIA PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DAS CRIANÇAS SURDAS. Revista Electrónica Investigación Y Práctica En Educación Inclusiva, 4(7), e4830. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/4830