INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA: UMA ESTRATÉGIA PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DAS CRIANÇAS SURDAS

Authors

  • Rosário Martinho Sunde PUCRS

Keywords:

Palavras chave: Intervenção; inclusão; surdez.

Abstract

O artigo tem como tema a intervenção psicológica como uma estratégia para a inclusão escolar das crianças surdas. O mesmo é fruto das experiências socio-profissionais e tem como objetivo, trazer experiências da realidade escolar de escolas moçambicanas inseridas no processo de inclusão. A familiarização com esta realidade se deu a partir da orientação de atividades de estágios e práticas profissionais no curso de Psicologia Educacional da Universidade Pedagógica - Nampula, Moçambique. As crianças com deficiências auditivas são integradas em salas normais, com outras crianças, consideradas "normais", sob orientação do mesmo professor que, em muitos casos, não reúne condições técnicas e profissionais para acompanhar a aprendizagem dessas crianças. Ainda, as escolas não integram nesse processo psicólogos e outros profissionais afins, para garantir o diagnóstico e acompanhamento dos distúrbios associados à surdez como é o caso de agressividade, intolerância, individualismo, incapacidade intelectual, entre outros. Face a estas constatações, propõe-se um trabalho de equipe, entre pedagogos, psicólogos, profissionais de saúde, sem pôr de lado a família e outros elementos; sendo que, na falta de um, o processo poderá fracassar.

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Author Biography

Rosário Martinho Sunde, PUCRS

Doutor em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS-Brasil, 2018-2022). Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Centro de Estudos da Família e do Indivíduo (CEFI/FACEFI, Porto Alegre, 2019-2021). Mestre em Administracao e Gestao Escolar pela Universidade Pedagógica-Nampula (2013-2015). Graduado em Psicologia Escolar pela Universidade Pedagógica Nampula (2004-2008). Coordenador do Curso de Mestrado em Psicologia das Organizações na Universidade Rovuma (UniRovuma) entre 2023-2024. Chefe do Departamento de Clínica Psicológica do Centro de Estudos em Psicologia Aplicada na UniRovuma (2024 ate entao). Coordenador do Grupo de Pesquisa Saúde Mental e Qualidade de Vida (GPSMQV), Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Rovuma.Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica. Director Clínico de PsicoCare-Consultório de Psicologia Clínica Lda (empresa particular). Fez estágio sobre o processo de aconselhamento de pessoas vivendo com HIV/SIDA no Hospital Dia 25 de Setembro de Nampula, sob orientação da Cadeira de Aconselhamento Psicológico da Universidade Pedagógica, em 2007. Estagiou no Hospital Psiquiátrico São João de Deus de Nampula sob orientação da Cadeira de Psicopatologia Infanto-Juvenil da Universidade Pedagógica, em 2006. Estagiou na Escola Secundária de Nampula (com um grupo de 22 crianças) sob a orientação da Cadeira de Avaliação Psicológica da Universidade Pedagógica, em 2006. Docente de Psicologia da Universidade Rovuma (Ex-Universidade Pedagógica-Delegação de Nampula). 

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Published

2024-10-29

How to Cite

Sunde, R. M. (2024). INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA: UMA ESTRATÉGIA PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DAS CRIANÇAS SURDAS. Jornal Research and Practice on Inclusive Education, 4(7), e4830. Retrieved from //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/4830