INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA: UMA ESTRATÉGIA PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DAS CRIANÇAS SURDAS
Keywords:
Palavras chave: Intervenção; inclusão; surdez.Abstract
O artigo tem como tema a intervenção psicológica como uma estratégia para a inclusão escolar das crianças surdas. O mesmo é fruto das experiências socio-profissionais e tem como objetivo, trazer experiências da realidade escolar de escolas moçambicanas inseridas no processo de inclusão. A familiarização com esta realidade se deu a partir da orientação de atividades de estágios e práticas profissionais no curso de Psicologia Educacional da Universidade Pedagógica - Nampula, Moçambique. As crianças com deficiências auditivas são integradas em salas normais, com outras crianças, consideradas "normais", sob orientação do mesmo professor que, em muitos casos, não reúne condições técnicas e profissionais para acompanhar a aprendizagem dessas crianças. Ainda, as escolas não integram nesse processo psicólogos e outros profissionais afins, para garantir o diagnóstico e acompanhamento dos distúrbios associados à surdez como é o caso de agressividade, intolerância, individualismo, incapacidade intelectual, entre outros. Face a estas constatações, propõe-se um trabalho de equipe, entre pedagogos, psicólogos, profissionais de saúde, sem pôr de lado a família e outros elementos; sendo que, na falta de um, o processo poderá fracassar.
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