AS METODOLOGIAS INCLUSIVAS NAS SALAS DE AULA: UMA URGÊNCIA ANUNCIADA

Autores/as

  • Josegleide Elioterio dos Santos Universidade do Estado da Bahia
  • Claudia Paranhos Portela. Universidade do Estado da Bahia

Palabras clave:

Methodology. Inclusion. Deficiency.

Resumen

Educar, mucho más amplio que transmitir información, es un acto revolucionario en una sociedad excluyente como la nuestra, sobre todo cuando no desarrolla nuevas formas de interacción entre los sujetos en el aula. Considerando esta realidad, el objetivo general que aquí se propone es dilucidar la importancia de utilizar metodologías inclusivas en el aula para que los estudiantes con discapacidad aprendan de manera más efectiva. Por lo tanto, este artículo busca responder por qué la elección de metodologías inclusivas en el aula es tan urgente, especialmente para los estudiantes con discapacidad. Para ello, utilizamos el análisis empírico y la investigación bibliográfica para desarrollar este texto, apoyándonos principalmente en los estudios de COHEN Y LOTAN (2017), VYGOSTSKY (2007), OMOTE (2021). Así, este trabajo confirma la importancia de los estudios dirigidos al desarrollo de metodologías inclusivas que dialogan con el estudiante, considerando las realidades en las que está inserto. Por lo tanto, se espera que este trabajo contribuya para que los docentes puedan implementar de manera efectiva metodologías más inclusivas en el aula y promueva la reflexión sobre la necesidad de investigaciones enfocadas en el desarrollo de metodologías inclusivas que puedan favorecer el proceso de aprendizaje de los estudiantes con discapacidad.

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Biografía del autor/a

Josegleide Elioterio dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

É mestranda do Programa de Pós-graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação- GESTEC/UNEB (2021). Especialista em "A moderna educação: Metodologias, Tendências e Foco no aluno", pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul- PUCRS (2020); em "Leitura e Produção Textual na Escola" pela Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC (2010) e em "Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa e Literatura", pela Faculdade Internacional de Curitiba- FACINTER (2007). Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC 2007. Além disso, é docente da educação básica desde 2003; integra o Núcleo de Formação Docente da Rede SESI de Educação da Bahia, responsável pelo aperfeiçoamento contínuo dos professores da rede. Compõe o Grupo de Pesquisa Educação Inclusiva e Diversidade (EDUCID)/ UNEB, desenvolvendo pesquisas e cursos de extensões na área de Educação Especial Inclusiva.

Claudia Paranhos Portela. , Universidade do Estado da Bahia

Pós-doutora em Educação pelo Programa de Educação da Faculdade de Educação FACED/UFBA (2019), doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, PPGEduC/UNEB (2014) com doutorado sanduíche pela Universidade de Lisboa, UL/PT (2013); mestre em Educação na área de Educação Especial pelo Centro de Referência Latino Americano de Educação Especial- CELAEE/Cuba e a Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS (1999 - 2002).; Especialista em Supervisão Escolar pela Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS (1996), e em Educação a Distância pela AVM Faculdades Integradas (2015); graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS (1994). Também, possui cursos de aperfeiçoamento em Gestão Educacional, em Educação a Distância, Tecnologia na Educação, Ensino Híbrido e Inovação Pedagógica. Autora de livro, capítulos de livros, artigos publicados em periódicos e anais de eventos nacionais e internacionais. Atualmente é professora adjunto do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia/UNEB, atua como professora pesquisadora permanente no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação - GESTEC. Coordena o grupo de pesquisa Educação Inclusiva e Diversidade (EDUCID).

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Publicado

2024-10-29

Cómo citar

Elioterio dos Santos, J., & Paranhos Portela. , C. (2024). AS METODOLOGIAS INCLUSIVAS NAS SALAS DE AULA: UMA URGÊNCIA ANUNCIADA. Revista Electrónica Investigación Y Práctica En Educación Inclusiva, 5(8), e12478. Recuperado a partir de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/12478