AS METODOLOGIAS INCLUSIVAS NAS SALAS DE AULA: UMA URGÊNCIA ANUNCIADA

Authors

  • Josegleide Elioterio dos Santos Universidade do Estado da Bahia
  • Claudia Paranhos Portela. Universidade do Estado da Bahia

Keywords:

Methodology. Inclusion. Deficiency.

Abstract

Educating, much broader than passing on information, is a revolutionary act in an exclusionary society like ours, especially when it does not develop new forms of interaction between subjects in the classroom. Considering this reality, the general objective proposed here is to elucidate the importance of using inclusive methodologies in the classroom so that students with disabilities learn more effectively. Therefore, this article seeks to answer why the choice for inclusive methodologies in the classroom is so urgent, especially for students with disabilities. To do so, we used empirical analysis and bibliographical research to develop this text, relying mainly on studies by COHEN AND LOTAN (2017), VYGOSTSKY (2007), OMOTE (2021). Thus, this work confirms the importance of studies aimed at the development of inclusive methodologies that dialogue with the student, considering the realities in which he is inserted. Therefore, it is expected that this work will contribute so that teachers can effectively implement more inclusive methodologies in the classroom and promote reflection on the need for research focused on the development of inclusive methodologies that can favor the learning process of students. students with disabilities.

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Author Biographies

Josegleide Elioterio dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

É mestranda do Programa de Pós-graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação- GESTEC/UNEB (2021). Especialista em "A moderna educação: Metodologias, Tendências e Foco no aluno", pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul- PUCRS (2020); em "Leitura e Produção Textual na Escola" pela Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC (2010) e em "Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa e Literatura", pela Faculdade Internacional de Curitiba- FACINTER (2007). Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC 2007. Além disso, é docente da educação básica desde 2003; integra o Núcleo de Formação Docente da Rede SESI de Educação da Bahia, responsável pelo aperfeiçoamento contínuo dos professores da rede. Compõe o Grupo de Pesquisa Educação Inclusiva e Diversidade (EDUCID)/ UNEB, desenvolvendo pesquisas e cursos de extensões na área de Educação Especial Inclusiva.

Claudia Paranhos Portela. , Universidade do Estado da Bahia

Pós-doutora em Educação pelo Programa de Educação da Faculdade de Educação FACED/UFBA (2019), doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, PPGEduC/UNEB (2014) com doutorado sanduíche pela Universidade de Lisboa, UL/PT (2013); mestre em Educação na área de Educação Especial pelo Centro de Referência Latino Americano de Educação Especial- CELAEE/Cuba e a Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS (1999 - 2002).; Especialista em Supervisão Escolar pela Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS (1996), e em Educação a Distância pela AVM Faculdades Integradas (2015); graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS (1994). Também, possui cursos de aperfeiçoamento em Gestão Educacional, em Educação a Distância, Tecnologia na Educação, Ensino Híbrido e Inovação Pedagógica. Autora de livro, capítulos de livros, artigos publicados em periódicos e anais de eventos nacionais e internacionais. Atualmente é professora adjunto do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia/UNEB, atua como professora pesquisadora permanente no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação - GESTEC. Coordena o grupo de pesquisa Educação Inclusiva e Diversidade (EDUCID).

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Published

2024-10-29

How to Cite

Elioterio dos Santos, J., & Paranhos Portela. , C. (2024). AS METODOLOGIAS INCLUSIVAS NAS SALAS DE AULA: UMA URGÊNCIA ANUNCIADA. Jornal Research and Practice on Inclusive Education, 5(8), e12478. Retrieved from //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/12478