A CONTRIBUIÇÃO DO INTÉRPRETE DE LIBRAS EM SALA DE AULA NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM DA CRIANÇA SURDA
Palabras clave:
Educação inclusiva, Papel do intérprete educacional de língua de sinais., Expectativas dos alunos, Língua Brasileira de Sinais.Resumen
Este artigo é o resumo da dissertação de mestrado apresentada à Universidad de La Integración de Las Américas que teve como objetivo geral analisar a importância do intérprete de libras na formação e aquisição da linguagem do aluno surdo em uma escola estadual do município de Mâncio Lima, no Estado do Acre/BR. Para se atingir os objetivos foi desenvolvida uma pesquisa de campo com a escuta de 202 pessoas, sendo 10 alunos surdos e 157 alunos não surdos, 20 familiares, sendo 10 de alunos surdos e 10 de alunos não surdos. 10 funcionários da Escola Estadual Antônio de Oliveira Dantas, no município de Mâncio Lima no Estado do Acre/BR no período 2021-2022, sendo um gestor, uma pedagoga, 6 professores e 2 funcionários, 5 intérpretes, a coordenadora do Centro de AEE do referido município, o secretário municipal de educação. A principal constatação é que ambos grupos têm expectativas semelhantes para o papel do intérprete educacional. Tópicos mencionados repetidamente estavam ligados a como os intérpretes mediavam à linguagem, como coordenavam sua interação, e como eles facilitaram situações de conversa entre os alunos. Os alunos surdos e com deficiência auditiva também apreciam se o intérprete ajusta a mediação à sua orientação visual. Os modelos facilitadores estão, portanto, mais alinhados com as expectativas dos alunos do que um modelo linguístico orientado, e para cumprir as expectativas dos alunos.
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