A CONTRIBUIÇÃO DO INTÉRPRETE DE LIBRAS EM SALA DE AULA NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM DA CRIANÇA SURDA

Authors

  • Silvia Araujo de Menezes SEDUC-AM

Keywords:

Educação inclusiva, Papel do intérprete educacional de língua de sinais., Expectativas dos alunos, Língua Brasileira de Sinais.

Abstract

Este artigo é o resumo da dissertação de mestrado apresentada à Universidad de La Integración de Las Américas que teve como objetivo geral analisar a importância do intérprete de libras na formação e aquisição da linguagem do aluno surdo em uma escola estadual do município de Mâncio Lima, no Estado do Acre/BR. Para se atingir os objetivos foi desenvolvida uma pesquisa de campo com a escuta de 202 pessoas, sendo 10 alunos surdos e 157 alunos não surdos, 20 familiares, sendo 10 de alunos surdos e 10 de alunos não surdos. 10 funcionários da Escola Estadual Antônio de Oliveira Dantas, no município de Mâncio Lima no Estado do Acre/BR no período 2021-2022, sendo um gestor, uma pedagoga, 6 professores e 2 funcionários, 5 intérpretes, a coordenadora do Centro de AEE do referido município, o secretário municipal de educação. A principal constatação é que ambos grupos têm expectativas semelhantes para o papel do intérprete educacional. Tópicos mencionados repetidamente estavam ligados a como os intérpretes mediavam à linguagem, como coordenavam sua interação, e como eles facilitaram situações de conversa entre os alunos. Os alunos surdos e com deficiência auditiva também apreciam se o intérprete ajusta a mediação à sua orientação visual. Os modelos facilitadores estão, portanto, mais alinhados com as expectativas dos alunos do que um modelo linguístico orientado, e para cumprir as expectativas dos alunos.

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Author Biography

Silvia Araujo de Menezes, SEDUC-AM

Possui uma graduação em Letras Espanhol e Literaturas pela Universidade Federal do Acre (2016), concluiu outro curso de graduação em Letras Vernáculo pela Universidade Federal do Acre (2019), uma formação em Tutoria EAD pela Universidade Federal do Acre (2019) mestranda de Língua Portuguesa pelo programa de mestrado profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetras. Atualmente é professora de Português e Espanhol, associada da Secretaria de educação do Estado do Amazonas -SEDUC/AM

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Published

2022-12-31

How to Cite

Araujo de Menezes, S. (2022). A CONTRIBUIÇÃO DO INTÉRPRETE DE LIBRAS EM SALA DE AULA NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM DA CRIANÇA SURDA. Jornal Research and Practice on Inclusive Education, 4(7), e11028. Retrieved from //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/11028