DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES E RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR: AÇÕES A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA

Authors

  • Viviane dos Santos Faiões Colégio Pedro Segundo
  • Aline Simões Fraga Colégio Pedro Segundo

Keywords:

Ensino de Biologia Celular, Recursos Didático Pedagógicos, Inclusão

Abstract

The teaching of Cellular Biology brings new elements to a microscopic world, sometimes extremely abstract for elementary school students. As a result, it is common to transpose the content provided in the curriculum with only a conceptual and fragmented character, without valuing the particularities of different cell types and the integration of these functional units that form an organism, through practices that are sometimes excluding, which favor memorization and result in mechanical learning. In this scenario, the teacher assumes a fundamental role in the search for alternatives that privilege meaningful learning, by fostering reflection, forming connections and concepts in an active way by the student and contributing to school inclusion, through pedagogical practices, such as playful activities, that favor the cognitive, affective and social development of students. Therefore, the present work aimed to develop a pedagogical proposal based on reflective activities and knowledge organization, using games and tactile material as pedagogical didactic-resources, in order to provide knowledge about cells and tissues for sixth year students, overcoming a fragmented view based on content, favoring the inclusion in school space.

 

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Author Biographies

Viviane dos Santos Faiões, Colégio Pedro Segundo

Bióloga e Pedagoga, especialista em Educação Especial e Inclusiva, Tecnologias e Educação a Distância e Gestão Escolar pela Faculdade de Educação São Luis (FESL). Especialista em Ensino de Ciências e Biologia pelo Colégio Pedro Segundo, mestre e doutora em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC). Técnica e Especialista em Análises Clínicas, atuou como coordenadora do Curso Técnico em Análises Clínicas no Centro de Aperfeiçoamento Profissional Biomédico - CAPBIO. Atuou como professora adjunta na instituição de ensino Faculdades Integradas Maria Thereza (FAMATh), nas seguintes disciplinas: Bioquímica, Química, Biofísica, Metodologia Aplicada, Iniciação Científica e Metodologia da Pesquisa. Atualmente, atua como professora de Ciências na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e como Responsável Técnica no Laboratório de Biologia do Colégio Pedro II. Atua principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências/Biologia, Bioquímica, Biologia Celular, Parasitologia, Farmacologia, Análises Clínicas e Educação Especial e Inclusiva.

Aline Simões Fraga, Colégio Pedro Segundo

Bacharel em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2004) e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Veiga de Almeida (2008). Mestre em Biologia (Biociências Nucleares) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2006), doutora em Biologia (Biociências Nucleares) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2010). Especialista em Planejamento e Gestão Ambiental pela Universidade Veiga de Almeida (2012). Psicopedagoga (2022). Atualmente atuo como docente no cargo de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Pedro II e como professora do curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia também do Colégio Pedro II.

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Published

2024-10-29

How to Cite

dos Santos Faiões, V., & Simões Fraga, A. (2024). DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES E RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR: AÇÕES A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA. Jornal Research and Practice on Inclusive Education, 4(7), e9088. Retrieved from //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/9088