A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES FRENTE AO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Keywords:
Autism Spectrum Disorder, Continuing Education, Teacher, Child Education, Inclusion.Abstract
The inclusion of students with Autistic Spectrum Disorder (ASD) is a major challenge today. In the field of early childhood education, we find teachers who have never lived or had experience in the classroom with students with ASD. When these teachers see themselves in this reality, they feel insecure to conduct actions that help in the development and inclusion of these students, since the graduation does not deepen the different pathologies that exist in society. In this context, this article seeks to verify to what extent the continuing education of teachers contributes to the development and inclusion of students with ASD in early childhood education. The research is exploratory of a qualitative character in which a questionnaire with open questions was applied as a research tool, applied to teachers. Documentary and bibliographic research was also used.
Downloads
References
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. MEC; SEEP; 2008. Publicação online, acessada em 01 de abril de 2020. Disponível online em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16690-politica-nacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-05122014&Itemid=30192 Acesso em:
BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília, MEC/SEF, 1998. Vol. II. 85 p.
BRITES, L.; BRITES, C. 2019. Mentes únicas. – São Paulo: Editora Gente. 192 p.
DEMO, P. 1995. Metodologia científica em ciências sociais. São Paulo: Atlas. 122 p.
DSM- IV: Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, Editora Artes Médicas, Porto Alegre, 2002.
EDUCAÇÃO, Ministério. Formação de professores será norteada pelas regras da BNCC. 2018. Publicação online, acessada em 15 de março de 2020. Disponível online em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article/211-noticias/218175739/72141-formacao-de-professores-sera-norteada-pelas-regras-da-bncc?Itemid=164. Acesso em:
FREIRE, Paulo. 1997. Pedagogia da autonomia. 58. Ed. São Paulo: Editora Paz & Terra. 144 p.
GAIATO, Mayra. 2019. S.O.S autismo: guia completo para entender o transtorno do espectro autista. 2. Ed / Mayra Gaiato. - São Paulo: nVersos. 155 p.
GAIATO, M.; TEIXEIRA, G. 2019. O reizinho autista: Guia para lidar com comportamentos difíceis. – São Paulo. Ed. nVersos.109 p.
GIL, Antonio Carlos. 2008. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. Ed. São Paulo: Atlas.
KUHLMANN JR. Moysés. 1998. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação.
LIBÂNEO, José Carlos. 2004. Organização e gestão da escola – Teoria e Pratica. Goiânia: Alternativa.
LDB – Leis de diretrizes e bases. Lei nº 9.394. 1996. Publicação online, acessada em 10 de dezembro de 2019. Disponível online em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein. Acesso em:
PRODANOV, Cleber Cristiano. FREITAS, Ernani Cesar de. (2013). Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. – 2. Ed. – Novo Hamburgo: Feevale.
ROMERO, Priscila. (2018). O aluno autista: avaliação, inclusão e mediação. 2. Ed. Rio de Janeiro, Ed.Wak. 100 p.
TEIXEIRA, Gustavo. (2019). Manual do autismo. 7. ed. – Rio de Janeiro: Ed. BestSeller. 96 p.
VIRTUAL, Católica. História da Educação e Pensamento Pedagógico Brasileiro, Publicação online, acessada em 25 de agosto de 2017. http://servicos.catolicavirtual.br/conteudos/bt_cursos/disciplinas/gd_pedagogia/html/historia_educacao_ppb/index.php?_s=c9fa925db3283444a02a76170ac74417&_t=6a8bdef23647a30b448d3894e66a562f&_a=print&_c=%2Fconteudos%2Fbt_cursos%2Fcss%2Fprint-config.css
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Jornal Research and Practice on Inclusive Education
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. Os direitos autorais são cedidos à Revista Eletrônica Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva.
Declaramos que todos os artigos submetidos ao periódico Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva são originais e não foram enviados para publicação em qualquer outro meio, como um todo ou uma fração. Também declaramos que, depois de ser publicado pela Revista Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva (UFAM), um artigo não será submetido a outra revista dentro de duas edições. Depois desta vez, nossa revista transfere os direitos de publicação para os autores, com uma autorização concedida pelo Conselho Editorial.