METODOLOGIA DE ENSINO PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Keywords:
Aprendizagem.Inclusão.Metodologia.Abstract
Este trabalho tem por objetivo discutir como a Educação inclusiva e especial veio sendo estruturada ao longo dos anos e como ela vem sendo praticada em Sergipe. Almeja-se uma educação de qualidade e que seja inclusiva, mas pouco se investe. Isso pode ser constatado com os inúmeros desafios e obstáculos enfrentados por docentes, que não possuem a capacitação mais adequada, falta de condições pedagógicas e recursos didáticos necessários ao ensino e aprendizagem. Nesse sentido, diante desses desafios, este trabalho, serve de respaldo para futuros professores e profissionais que irão se deparar no ensino regular com portadores de necessidades e que necessitam de diferentes metodologias para desenvolver seu processo de ensino-aprendizagem, visando o aprendizado da diversidade, que é o ambiente escolar.
Downloads
References
_________, Estatuto da criança e do adolescente (1990). Lei n. 8090/90 de 13 de julho de 1990, Lei n. 8.242, de 12 de outubro de 1991. – 3. ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, 2001.
________, Distribuição das salas de recursos multifuncionais no Brasil. MEC: Brasília, 2011.
_________, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília: MEC/SEESP, 2001.
___________, Lei de Diretrizes e B. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.
CRUZ, Tatiana Pinheiro da; COSTA, Edivaldo da Silva; BARBOSA, Mônica de Gois Silva. AS SALAS DE RECURSOS DAS REDES PÚBLICAS ESTADUAL E MUNICIPAL DE ENSINO EM ITABAIANA/SE: REALIDADE OU UTOPIA? in:10° Encontro Internacional de Formação de Professores. ISSN:2129-0663, 2017. Disponível em: <https://eventos.set.edu.br/index.php/enfope/article/download/4628/1710>. Acesso em 29 jul.2018.
GARCIA, Vinícius Gaspar. As Pessoas com Deficiência na História do Mundo. 2011. Disponível em: <http://www.bengalalegal.com/pcd-mundial>. Acesso em: 27 jul.2018.
GUGEL, Maria Aparecida. A pessoa com deficiência e sua relação com a história da humanidade. Ampid (Associação Nacional dos Membros do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência), 2015. Disponível em
<http://www.ampid.org.br/ampid/Artigos/PD_Historia.php>. Acesso em: 27 jul. 2018.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. Educação Especial: História, Etiologia, Conceitos e Legislação Vigente. Bauru, 2008. Disponível em: <http://www2.fc.unesp.br/educacaoespecial/material/livro2.pdf>. Aceso em: 24 jun. 2018.
PACHECO, José; EGGERTSDÓTTIR, R. MARINÓSSON, G. L. Caminhos para a Inclusão. Porto Alegre: Artmed, 2007.
RIBEIRO, Elisa Antônia. A Perspectiva da Entrevista na Investigação Qualitativa. Revista Evidência, Araxá, n. 4, 2008, p. 129-148. Disponível em:
<http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/maio2013/sociologia_artigos/tecnica_coleta_dados.pdf>. Acesso em: 26 jul. 2018.
SCHMIDT, Mário. Nova História Crítica. São Paulo: Nova Geração, 2011.
SILVA, Otto Marques. “A Epopéia Ignorada”, “Uma Questão de Competência”, “A Integração das Pessoas com Deficiência no Trabalho”. São Paulo: Cedas, 1987.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Jornal Research and Practice on Inclusive Education
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. Os direitos autorais são cedidos à Revista Eletrônica Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva.
Declaramos que todos os artigos submetidos ao periódico Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva são originais e não foram enviados para publicação em qualquer outro meio, como um todo ou uma fração. Também declaramos que, depois de ser publicado pela Revista Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva (UFAM), um artigo não será submetido a outra revista dentro de duas edições. Depois desta vez, nossa revista transfere os direitos de publicação para os autores, com uma autorização concedida pelo Conselho Editorial.