CINEMA E INCLUSÃO: UMA ANÁLISE SOBRE A UTILIZAÇÃO DE FILMES PARA PROMOÇÃO DA SENSIBILIZAÇÃO NO ESPAÇO EDUCACIONAL.
Palavras-chave:
inclusão, sensibilização, necessidades educacionais específicasResumo
O campus Passo Fundo do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), possui o Núcleo de Apoio à Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), o qual é responsável pelo planejamento e execução de diversas ações direcionadas ao aprendizado do aluno com alguma necessidade educacional específica. Estas ações abrangem desde aspectos específicos dos alunos, visando sua adaptação no âmbito escolar, quanto a aspectos relacionados à sensibilização para o tema, envolvendo toda a comunidade acadêmica. Nesse cenário o presente trabalho visa o relato do projeto “Cine IFSul: Um espaço para Sensibilizar, Conhecer e Superar”, o qual buscou despertar na comunidade acadêmica um olhar acerca de questões relacionadas às Pessoas com Deficiência ou necessidades específicas, ampliando a conscientização crítico-social dos participantes, como forma de percepção e aceitação da singularidade de cada um, por meio de sessões de cinema com temas inclusivos e/ou de superação. Além de promover a integração social e educacional das pessoas com necessidades educacionais específicas.
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