DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES E RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR: AÇÕES A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA

Autores

  • Viviane dos Santos Faiões Colégio Pedro Segundo
  • Aline Simões Fraga Colégio Pedro Segundo

Palavras-chave:

Ensino de Biologia Celular, Recursos Didático Pedagógicos, Inclusão

Resumo

O ensino de Biologia Celular traz novos elementos a cerca de um mundo microscópico, por vezes extremamente abstrato para educandos do ensino fundamental. Como resultado, é comum a transposição do conteúdo previsto no currículo com um caráter apenas conceitual e fragmentado, sem valorizar as particularidades de diferentes tipos celulares e a integração destas unidades funcionais que formam um organismo, através de práticas excludentes, que privilegiam a memorização e resultam em uma aprendizagem mecânica. Neste cenário, o docente assume papel fundamental na busca por alternativas que privilegiem uma aprendizagem significativa, ao fomentar a reflexão, formação de conexões e conceitos de maneira ativa pelo educando e contribuam para a inclusão escolar, por meio de práticas pedagógicas, como atividades lúdicas, que favoreçam o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social dos discentes. Assim sendo, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver uma proposta pedagógica pautada em atividades reflexivas e de organização do conhecimento, empregando jogos e material tátil como recursos didático-pedagógicos, a fim de propiciar o conhecimento sobre células e tecidos para alunos do sexto ano, superando uma visão fragmentada e pautada em conteúdo, favorecendo a inclusão no espaço escolar.

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Biografia do Autor

Viviane dos Santos Faiões, Colégio Pedro Segundo

Bióloga e Pedagoga, especialista em Educação Especial e Inclusiva, Tecnologias e Educação a Distância e Gestão Escolar pela Faculdade de Educação São Luis (FESL). Especialista em Ensino de Ciências e Biologia pelo Colégio Pedro Segundo, mestre e doutora em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC). Técnica e Especialista em Análises Clínicas, atuou como coordenadora do Curso Técnico em Análises Clínicas no Centro de Aperfeiçoamento Profissional Biomédico - CAPBIO. Atuou como professora adjunta na instituição de ensino Faculdades Integradas Maria Thereza (FAMATh), nas seguintes disciplinas: Bioquímica, Química, Biofísica, Metodologia Aplicada, Iniciação Científica e Metodologia da Pesquisa. Atualmente, atua como professora de Ciências na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e como Responsável Técnica no Laboratório de Biologia do Colégio Pedro II. Atua principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências/Biologia, Bioquímica, Biologia Celular, Parasitologia, Farmacologia, Análises Clínicas e Educação Especial e Inclusiva.

Aline Simões Fraga, Colégio Pedro Segundo

Bacharel em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2004) e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Veiga de Almeida (2008). Mestre em Biologia (Biociências Nucleares) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2006), doutora em Biologia (Biociências Nucleares) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2010). Especialista em Planejamento e Gestão Ambiental pela Universidade Veiga de Almeida (2012). Psicopedagoga (2022). Atualmente atuo como docente no cargo de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Pedro II e como professora do curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia também do Colégio Pedro II.

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Publicado

2024-10-29

Como Citar

dos Santos Faiões, V., & Simões Fraga, A. (2024). DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES E RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR: AÇÕES A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA. Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 4(7), e9088. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/9088