DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES E RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR: AÇÕES A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA
Palavras-chave:
Ensino de Biologia Celular, Recursos Didático Pedagógicos, InclusãoResumo
O ensino de Biologia Celular traz novos elementos a cerca de um mundo microscópico, por vezes extremamente abstrato para educandos do ensino fundamental. Como resultado, é comum a transposição do conteúdo previsto no currículo com um caráter apenas conceitual e fragmentado, sem valorizar as particularidades de diferentes tipos celulares e a integração destas unidades funcionais que formam um organismo, através de práticas excludentes, que privilegiam a memorização e resultam em uma aprendizagem mecânica. Neste cenário, o docente assume papel fundamental na busca por alternativas que privilegiem uma aprendizagem significativa, ao fomentar a reflexão, formação de conexões e conceitos de maneira ativa pelo educando e contribuam para a inclusão escolar, por meio de práticas pedagógicas, como atividades lúdicas, que favoreçam o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social dos discentes. Assim sendo, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver uma proposta pedagógica pautada em atividades reflexivas e de organização do conhecimento, empregando jogos e material tátil como recursos didático-pedagógicos, a fim de propiciar o conhecimento sobre células e tecidos para alunos do sexto ano, superando uma visão fragmentada e pautada em conteúdo, favorecendo a inclusão no espaço escolar.
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