LIBRAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: UM PROCESSO SIGNIFICATIVO

Autores

  • Cleonilde da Frediani Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Palavras-chave:

Inclusão; língua de sinais brasileira; educação.

Resumo

A inclusão educacional de surdos tem sido frequentemente debatida, especialmente pela condição bilíngue e bicultural dos alunos, que exige práticas diferenciadas de ensino que partem da Língua Brasileira de Sinais. O objetivo do estudo foi discutir e entender  o processo do ensino de libras o  que o documento atual da educação a BNCC,( Base Nacional Comum Curricular)sendo este um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, comenta sobre o estudo de libras na educação. A pesquisa foi realizada em documento, em revista, livros, artigos científicos das análises depreendeu-se um eixo relacionado à centralidade (ou não) de Libras para o desenvolvimento bicultural dos surdos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleonilde da Frediani, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática, PPGECM da UNEMAT. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) (2004). Pós Graduação em Educação Ambiental e a Prática Escolar pela faculdade da ( FACINTER / IBPEX - 2005 ) Pós Graduação em Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial pela faculdade Cândido Mendes. Pós Graduação Em Metodologia do Ensino Superior . Iniciei minha formação profissional na Educação no ano de 1997 até os dias atuais.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

BRASIL. Saberes e práticas da inclusão: desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos surdos. 2. ed. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006. (Série: Saberes e práticas da inclusão).

CAMPELLO, A.R. S. (2007). Pedagogia Visual/Sinal na Educação dos Surdos. Em R. M. Quadros & G. Perlin (Orgs.), Estudos Surdos II. (pp. 100-131). Petrópolis, RJ: Arara Azul.
Dizeu, L.C.T.B. & Caporali, S.A. (2005). A Língua de Sinais constituindo o surdo como sujeito. Educação & Sociedade, 26(91), 583-597.

FARIA, Evangelina Maria Brito de; ASSIS, Maria Cristina de (orgs.). Língua portuguesa e LIBRAS: teorias e práticas 4. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2011. Góes, M. C. R. & Cruz, M. N. (2006). Sentido, significado e conceito: notas sobre as contribuições de Lev Vigotski. ProPosições, 17(2), 31-45.
GOLDIN-MEADOW, S.; Mylander, C. Spontaneous sign systems created by deaf children in two cultures. Nature: international weekly journal of science, Chicago, 15 jan. 1998. Seção Letters to Nature. 391, p. 279-281. Disponível em: . Acesso em: 30 mar. 2009.

LACERDA, C.B. F., Albres, N. A., & Drago, S.L.S. (2013). Política para uma educação bilíngue e inclusiva a alunos surdos no município de São Paulo. Educação e Pesquisa, 39(1), 65-80.

MANZINI, E.J. (2004) Entrevista semiestruturada: análise de objetivos e de roteiros. Seminário internacional de pesquisa e estudos qualitativos em debate. Bauru: Universidade do Sagrado Coração. Monteiro, R.M.G. (2014). Surdez e identidade bicultural: como nos descobrimos surdos?. Dissertação de Mestrado, Universidade de Brasília, DF.

QUADROS, R. M. (2012). O “Bi” em bilinguismo na educação de surdos. Em A.C.B. Lodi & C.B.F. Lacerda (Orgs.), Uma escola, duas línguas: letramento em língua portuguesa e Língua de Sinais nas etapas iniciais de escolarização (pp. 187-200, 3ª ed.). Porto Alegre: Mediação.

SANTANA, A.P. & Bergamo, A. (2005). Cultura e identidade surdas: encruzilhada de lutas sociais e teóricas. Educação e sociedade, 26(91), 565-582.

SANTOS, K.R.O.R.P. (2011). Formação continuada e necessidades formativas de professores na educação de surdos da rede pública da cidade do Rio de Janeiro. Tese de Doutorado, Universidade Metodista de Piracicaba, Programa de Pós Graduação em Educação, São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-10-29

Como Citar

Frediani, C. da . (2024). LIBRAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: UM PROCESSO SIGNIFICATIVO. Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 5(8), e8156. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/8156