IMPLICAÇÕES PRÁTICAS PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Marcos Venicio Esper Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Palavras-chave:

Covid-19. Crianças. Educação Especial.

Resumo

Este artigo apresenta reflexões acerca de implicações práticas para crianças com deficiência. Para tanto foram utilizadas reflexões práticas para reduzir o impacto provocado pela pandemia em várias culturas e segmentos. Esta população necessita de atenção especial no que concerne a comunicação constante entre família e escola, a fim de encontrar alternativas para solucionar possíveis conflitos e problemas.

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Biografia do Autor

Marcos Venicio Esper, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Doutorado em Educação - UNILIM (Université de Limoges, FRANÇA) e Ciências - USP (Programa Interunidades - EERP/EE) na modalidade dupla titulação. Graduado em Educação Especial e Inclusiva; Letras/Francês, Letras/Espanhol e Pedagogia. Possui Especialização em Psicanálise; Psicopedagogia e Educação Especial e Inclusiva; Libras e Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica. Mestrado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde - Linha: Saúde mental, educação e história na saúde. Atualmente, trabalha o tema sobre Experiências paternas no cotidiano e cuidado do filho com transtornos do Neurodesenvolvimento; Nomofobia e Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Membro do Grupo FRED - Education et Diversité en Espaces Francophones - Universidade de Limoges/França e Grupo de Pesquisa em Enfermagem no Cuidado à Criança e ao Adolescente, GPECCA-EERP-USP. Membro e colaborador da LAPED (Liga Acadêmica de Pediatria/UEMG). Coordenador do projeto GAP (Grupo de apoio ao pai). Membro do CIPA - Collège International de Psychanalyse et dAnthropologie - Paris/France.

Referências

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Publicado

2024-10-29

Como Citar

Esper, M. V. . (2024). IMPLICAÇÕES PRÁTICAS PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA. Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 5(8), e8118. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/8118