UMA EXPERIÊNCIA SOBRE A IMPLANTAÇÃO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA AMAZÔNIA SUL-OCIDENTAL

Autores

  • Cleilton Sampaio de Farias Instituto Federal do Acre e Universidade Federal do Acre
  • Francisco Héliton do Nascimento Instituto Federal do Acre - IFAC.

Palavras-chave:

Inclusão educacional; Deficiência visual; Formação de professores.

Resumo

Difundir conhecimentos acerca da Tecnologia Assistiva – TA na sociedade tem como consequência a promoção da funcionalidade de pessoas com deficiência, aumentando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. Com base nesta assertiva torna-se pertinente questionar qual a importância desta área de conhecimento na formação de professores? Considerando que a formação inicial e continuada de docentes no atual paradigma inclusivo deve atender as normas gerais em vigor que corroboram o discurso de inclusão de todos. Assim, objetivou-se apresentar um relato de experiência acerca do processo de implantação da disciplina “Tecnologia Assistiva para pessoas com deficiência visual aplicada ao ensino”, na matriz curricular do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre. Para tanto, optou-se pela descrição dos fatos e adotou-se a abordagem qualitativa e a revisão de literatura na qual a coleta de dados se deu em livros, artigos científicos, marcos legais e o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Concluiu-se a partir do referencial teórico e do relato que é imprescindível implementar ações voltadas para a inclusão, tendo como ferramenta a TA.

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Biografia do Autor

Cleilton Sampaio de Farias, Instituto Federal do Acre e Universidade Federal do Acre

Professor efetivo da área de geografia do Instituto Federal de Educação, ciência e Tecnologia do Acre - IFAC desde 2010. Doutor em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz - IOC da FIOCRUZ (2018) e Doutorado Sanduíche no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território - IGOT da Universidade de Lisboa - PT (2017) com bolsa PDSE da CAPES. Líder do grupo de pesquisa "Relações e Sociais e Educação - RESOE" desde 2012, onde desenvolve as linhas de pesquisa em metodologia e ensino e práticas pedagógicas e geografia da saúde. Organizador dos livros: 1) "Caminhos de pesquisa na Amazônia" (Oficina de Livros, 2011 (ISBN 856184336-6) e 2) Os institutos Federais de educação na Amazônia: caminhos, desafios e proposições (CRV, 2016, ISBN 978-85-444-0981-7). Foi diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Rio Branco - IFAC, foi diretor Geral Substituto do Campus Rio Branco - IFAC, foi Coordenador de Pesquisa da Pró-reitoria de Inovação -PROIN/IFAC. Foi Gestor de Políticas Públicas efetivo do Acre de 2006 a 2010. Atualmente ocupa o cargo de coordenador de pesquisa, inovação e pós-graduação do campus Rio Branco - IFAC, é professor e coordenador da pós-graduação lato sensu em Educação profissional, científica e tecnológica do campus Rio Branco e é professor do mestrado profissional em educação profissional e tecnológica - ProfEPT.

Francisco Héliton do Nascimento, Instituto Federal do Acre - IFAC.

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (2011); Especialista em Educação Especial numa Perspectiva Inclusiva pela Faculdade Euclides da Cunha (2013); Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Católica Dom Bosco (2017) e Mestrando pelo Programa de Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT (2019). Atua como docente de Pedagogia nos cursos Superiores em Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Ciências Biológicas e Tecnologia em Processos Escolares no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Acre desde 2015, ministrando disciplinas relacionadas ao Currículo, Gestão Escolar Democrática e Participativa, Políticas Educacionais e Financiamento da Educação, Estrutura e Funcionamento da Educação Básica, Legislação Educacional, Fundamentos da Educação Inclusiva e Tecnologia Assistiva para Pessoa com Deficiência Visual Aplicada ao Ensino. Atua também como palestrante, abordando temas relacionados a: Tecnologia Assistiva, Direitos das Pessoas com Deficiência e Inclusão Educacional de Pessoas com Deficiência.

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Publicado

2024-10-29

Como Citar

Sampaio de Farias, C., & do Nascimento, F. H. . (2024). UMA EXPERIÊNCIA SOBRE A IMPLANTAÇÃO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA AMAZÔNIA SUL-OCIDENTAL . Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 5(8), e8037. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/8037