UMA EXPERIÊNCIA SOBRE A IMPLANTAÇÃO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA AMAZÔNIA SUL-OCIDENTAL
Palavras-chave:
Inclusão educacional; Deficiência visual; Formação de professores.Resumo
Difundir conhecimentos acerca da Tecnologia Assistiva – TA na sociedade tem como consequência a promoção da funcionalidade de pessoas com deficiência, aumentando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. Com base nesta assertiva torna-se pertinente questionar qual a importância desta área de conhecimento na formação de professores? Considerando que a formação inicial e continuada de docentes no atual paradigma inclusivo deve atender as normas gerais em vigor que corroboram o discurso de inclusão de todos. Assim, objetivou-se apresentar um relato de experiência acerca do processo de implantação da disciplina “Tecnologia Assistiva para pessoas com deficiência visual aplicada ao ensino”, na matriz curricular do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre. Para tanto, optou-se pela descrição dos fatos e adotou-se a abordagem qualitativa e a revisão de literatura na qual a coleta de dados se deu em livros, artigos científicos, marcos legais e o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Concluiu-se a partir do referencial teórico e do relato que é imprescindível implementar ações voltadas para a inclusão, tendo como ferramenta a TA.
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