A INFLUÊNCIA DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E POLÍTICO DA COMUNIDADE

Autores

  • Daniel Couto de Oliveira Uniasselvi
  • Luiz Carlos Braga Celestino Júnior

Palavras-chave:

Gestão Escolar . Sociedade. Formação.

Resumo

O artigo tem o objetivo de analisar a influência da gestão escolar democrática no desenvolvimento social e político da comunidade em que a escola está inserida. Entende-se a gestão democrática como modelo composto pelos seguimentos da comunidade escolar (professores, pais, estudantes, corpo pedagógico, colaboradores). Entender as relações políticas e sociais dentro do ambiente escolar e as influências deste modelo fora dos muros da escola é primordial para validar a função da escola como fomentadora de postura crítica corroborando com formação cidadã eficiente. O método de investigação científica será a pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, Será de ordem bibliográfica, pois é o passo inicial na construção efetiva de um protocolo de investigação.

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Biografia do Autor

Daniel Couto de Oliveira, Uniasselvi

Especialista em Metodologia de ensino de Língua Portuguesa e Literatura pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Especialista em Metodologia do ensino de Filosofia e Sociologia. Especialista em Administração Escolar, Supervisão e Orientação . Especialista em Neuropsicopedagogia. Possui graduação em Letras Língua e Literatura Espanhola e Hispano-americana pela Universidade Federal do Amazonas (2010) e graduação em Letras Língua Portuguesa pelo Centro Universitário Internacional-UNINTER(2024).Ministrou aulas de Língua Espanhola e História da arte no Centro Educacional Lato Sensu- Manaus / AM e na Secretaria Estadual de educação do Amazonas- SEDUC. Cedido para a Secretaria Municipal de Educação SEMED- Manaus, onde atua como professor formador no Programa Ampliando os Horizontes - PAH da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério-DDPM .Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Espanhola, atuando principalmente nos seguintes temas: Cultura Hispano-americana e Ensino e ainda interesse no estudo de temáticas sociais e pedagógicas

Luiz Carlos Braga Celestino Júnior

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2006). Especialista em Metodologia do Ensino Superior (Centro Universitário do Norte), especialista em Gestão escolar e em Coordenação Pedagógica (Universidade Federal do Amazonas). Atuo nas áreas de Educação Superior, Educação Ambiental, Didática, Filosofia da Educação, Psicologia da Educação, Antropologia, Políticas Públicas, Sociologia da Educação.

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Publicado

2024-10-29

Como Citar

Oliveira, D. C. de ., & Celestino Júnior, L. C. B. (2024). A INFLUÊNCIA DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E POLÍTICO DA COMUNIDADE. Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 5(8), e7801. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/7801