A INFLUÊNCIA DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E POLÍTICO DA COMUNIDADE
Palavras-chave:
Gestão Escolar . Sociedade. Formação.Resumo
O artigo tem o objetivo de analisar a influência da gestão escolar democrática no desenvolvimento social e político da comunidade em que a escola está inserida. Entende-se a gestão democrática como modelo composto pelos seguimentos da comunidade escolar (professores, pais, estudantes, corpo pedagógico, colaboradores). Entender as relações políticas e sociais dentro do ambiente escolar e as influências deste modelo fora dos muros da escola é primordial para validar a função da escola como fomentadora de postura crítica corroborando com formação cidadã eficiente. O método de investigação científica será a pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, Será de ordem bibliográfica, pois é o passo inicial na construção efetiva de um protocolo de investigação.
Downloads
Referências
BRASIL, Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, nº 248, 1996.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil.1988. São Paulo.
BRASIL. PNE Escola: Perguntas e respostas. Ministério da Educação. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. DIRETORIA DE FORTALECIMENTO
INSTITUCIONAL E GESTÃO EDUCACIONAL.Coordenação Geral de Gestão Educacional.Disponívelem:<http://portal.mec.gov.br/index.php%3FItemid% Acessado em 17/12/2017.
BOMENY, Helena; GAJARDO, M; PURYEAR, J. Ensino Básico na América Latina: Experiências, Reformas, Caminhos. 2008.
BUFFA, Ester. ARROYO, Miguel. NOSELLA, Paolo. Educação e Cidadania _ 8ª Ed._ São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção Questões da nossa Época).
CURY, Augusto Jorge. Pais brilhantes, professores fascinantes. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.
DOURADO, L. F. A escolha de dirigentes escolares: políticas e gestão da educação no Brasil. In: FERREIRA, N. S. C. (Org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, 2004. p. 69-95.
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São
Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2005.
GUITIERREZ, G.L.; CATANI, A.M. Participação e gestão escolar: conceitos e potencialidades. In: FERREIRA, N.S.C. (Org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios, São Paulo: Cortez, 1998.
GRACINDO, Regina Vinhaes. Projeto Político-pedagógico: retrato da escola em movimento. In: AGUIAR, Márcia A. (org). Retrato da Escola no Brasil. Brasília: CNTE, 2007. O papel dos colegiados na gestão escolar. Texto de apoio para a série Fazendo Escola-MEC, maio de 2005.
LOMBARDI, J. C . A importância da abordagem histórica da gestão educacional. In: ANDREOTTI, A. L.; LOMBARDI, J. C.; MINTO L. W. História da Administração escolar no Brasil: do diretor ao gestor. Campinas, SP: Ed. Alínea, 2010. (p. 15 a 28)
LAKATOS, Eva Maria. Sociologia geral. 7.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
PIMENTA, S. G. Saberes Pedagógicos e atividades docentes. Sao Paulo: Cortez, 2000.
PIMENTA, S. G. Saberes Pedagógicos e atividades docentes. Sao Paulo: Cortez, 1999
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia: Teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação política. 33ed._ Campinas. São Paulo: Autores Associados, 2000. (Coleções Polêmicas do nosso tempo; v 5)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. Os direitos autorais são cedidos à Revista Eletrônica Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva.
Declaramos que todos os artigos submetidos ao periódico Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva são originais e não foram enviados para publicação em qualquer outro meio, como um todo ou uma fração. Também declaramos que, depois de ser publicado pela Revista Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva (UFAM), um artigo não será submetido a outra revista dentro de duas edições. Depois desta vez, nossa revista transfere os direitos de publicação para os autores, com uma autorização concedida pelo Conselho Editorial.