OS DESAFIOS DA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: UMA REFLEXÃO DO TRABALHO DO PEDAGOGO NA ESCOLA
Palavras-chave:
Educação inclusiva, Necessidades educativas especiais, PedagogiaResumo
A problemática levantada neste artigo evidencia que mesmo com a formulação de estratégias plausíveis para se receber alunos com necessidades educativas especiais, a inclusão escolar vem sendo feita de forma inadequada, revelando-se o pouco interesse e investimento na área. Destarte, este trabalho teve por objetivo discorrer sobre a inclusão no contexto escolar, articulando os saberes apreendidos através dos teóricos selecionados com o cotidiano da autora como professora de dois alunos com necessidades educativas especiais do Ensino Fundamental I. Serviram de base teórico-reflexiva para esta pesquisa de revisão narrativa, os estudos de Delou et al. (2009), Jannuzzi (2004), Mazzota (2005), Pessotti (1984) e Tessaro (2005). Atualmente, ainda observamos que os alunos com necessidades educativas especiais sofrem com as mais diversas barreiras, que muitas vezes os impedem de iniciar e até de permanecer no processo educativo. Essas barreiras não são apenas físicas (acessibilidade para ir e vir, materiais adaptados, etc.), mas também, invisíveis como negligências, esquecimento, isolamento e falta de voz para esses alunos, as quais são um grande desafio. Ressaltamos, assim, a importância do trabalho do pedagogo, que deve criar possibilidades e estratégias que de fato contribuam para uma educação inclusiva de qualidade.
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