OS DESAFIOS DA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: UMA REFLEXÃO DO TRABALHO DO PEDAGOGO NA ESCOLA

Autores

  • Magda Reis de Amorim da Silva Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Fábio Brum Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Necessidades educativas especiais, Pedagogia

Resumo

A problemática levantada neste artigo evidencia que mesmo com a formulação de estratégias plausíveis para se receber alunos com necessidades educativas especiais, a inclusão escolar vem sendo feita de forma inadequada, revelando-se o pouco interesse e investimento na área. Destarte, este trabalho teve por objetivo discorrer sobre a inclusão no contexto escolar, articulando os saberes apreendidos através dos teóricos selecionados com o cotidiano da autora como professora de dois alunos com necessidades educativas especiais do Ensino Fundamental I. Serviram de base teórico-reflexiva para esta pesquisa de revisão narrativa, os estudos de Delou et al. (2009), Jannuzzi (2004), Mazzota (2005), Pessotti (1984) e Tessaro (2005). Atualmente, ainda observamos que os alunos com necessidades educativas especiais sofrem com as mais diversas barreiras, que muitas vezes os impedem de iniciar e até de permanecer no processo educativo. Essas barreiras não são apenas físicas (acessibilidade para ir e vir, materiais adaptados, etc.), mas também, invisíveis como negligências, esquecimento, isolamento e falta de voz para esses alunos, as quais são um grande desafio. Ressaltamos, assim, a importância do trabalho do pedagogo, que deve criar possibilidades e estratégias que de fato contribuam para uma educação inclusiva de qualidade.

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Biografia do Autor

Fábio Brum, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutorado em andamento em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade da Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Mestre em Educação pelo PPGEduc da UFRRJ, Especialização em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Internacional Signorelli (FISIG), Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação à Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela UFRRJ, Graduado em Ciências do Desporto e Educação Física pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física - Universidade de Coimbra (UC). Tem experiência em Tutoria Presencial e a Distância. Tem experiência em pesquisas acerca dos processos motivacionais na Educação Física e no Esporte, Envelhecimento e Saúde, Educação e Pedagogia do Esporte, e experiência em Estágio Curricular Supervisionado (Graduação), orientações de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), Relatórios de Estágio e revisões de Relatórios Técnicos. Atualmente é Prof. efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Mendes - RJ, Psicopedagogo (Superintendente de Educação Inclusiva) na Secretaria Municipal de Educação de Vassouras - RJ e Membro do Grupo de Pesquisa em Pedagogia da Educação Física e Esporte (GPPEFE) do Departamento de Educação Física e Desportos (DEFD) da UFRRJ.

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Publicado

2024-10-29

Como Citar

Reis de Amorim da Silva, M., & Brum, F. (2024). OS DESAFIOS DA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: UMA REFLEXÃO DO TRABALHO DO PEDAGOGO NA ESCOLA. Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 5(8), e7706. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/7706