EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
Palavras-chave:
Educação Inclusiva. Língua Brasileira de Sinais. Educação Básica.Resumo
Este trabalho objetiva mostrar os benefícios da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para a autonomia do aluno surdo na Educação Básica. Ressaltando que a pesquisa está ainda em construção. A língua Brasileira de Sinais é reconhecida, através de lei, como a segunda língua oficial do Brasil e seu uso na rede regular de ensino constituem-se numa possibilidade na busca da concretização do processo de ensino aprendizagem para o aluno surdo. O aluno surdo a partir da língua brasileira de sinais, fazendo o uso de recurso didático apropriado e sendo orientados por professores devidamente qualificados, poderá ter a mesma possibilidade de aprendizagem que o aluno ouvinte. A proposta da pesquisa é construída no entendimento, que a educação é um direito de todos. Portanto constitui- se no alicerce para o pleno desenvolvimento do cidadão, incluído aqueles que necessitam de uma educação especial. Entretanto é uma utopia acreditar, que o ensino na Educação Básica brasileiras esteja preparado para uma educação inclusiva com a qualidade que o aluno merece. A metodologia utilizada para alcançar os objetivos da pesquisa, sustenta-se em três pilares básicos: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e a pesquisa empírica. É necessário lutar por uma educação inclusiva de qualidade, afinal todos são iguais perante a lei e merece um ensino na Educação Básica com igualdade de condição.
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