CONSTRUÇÃO DE MODELO DIDÁTICO ADAPTADO PARA CEGOS: CONFECCIONANDO CÉLULAS

Autores

  • Iolene Ferreira Bitencourt Universidade do Estado do Amazonas-UEA
  • Malena De Castro Gomes Universidade do Estado do Amazonas
  • Leyce Alcântara da Silva
  • Cynara Carmo Bezerra

Palavras-chave:

Inclusão, Aprendizagem, Recursos Didáticos

Resumo

A obrigatoriedade em acolher e matricular todos os alunos, independente de suas necessidades ou diferenças, é bem clara na Legislação Brasileira, inclusive aquelas com algum tipo de deficiência. Entretanto, é primordial, que o aluno com necessidades educacionais especiais tenha condições efetivas de aprendizagem e desenvolvimento, sendo de responsabilidade da escola oferecer um atendimento especializado para esta clientela. Sendo assim, buscou-se no presente estudo possibilitar a construção de materiais didáticos adaptados “ Células Animais e Vegetais”, para alunos cegos, no ensino de Biologia, e a respeito da eficácia deste recurso para o ensino e aprendizagem dos alunos da sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), da escola Estadual Dom Gino Malvestio- Parintins/AM, sob a coordenação de bolsistas do Programa Residência Pedagógica CAPES/UEA.  A Biologia, que muitas vezes apresenta em seus conteúdos atividades que precisam não somente ser visualizadas a olho nu, como também utilizar equipamentos, como lupas e  microscópio, para visualizar um mundo invisível, requer do professor a adaptação de recursos didáticos, de maneira que os alunos cegos possam manipular esse material e ao usar as percepções táteis compreendam o conteúdo que lhe é ensinado.

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Publicado

2020-01-29

Como Citar

Bitencourt, I. F., Gomes, M. D. C., da Silva, L. A., & Bezerra, C. C. (2020). CONSTRUÇÃO DE MODELO DIDÁTICO ADAPTADO PARA CEGOS: CONFECCIONANDO CÉLULAS. Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 2(4), 250–256. Recuperado de https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/5883

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