INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS NOS PRODUTOS EDUCACIONAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA CONFECÇÃO DE UMA PIPETA GRADUADA ADAPTADA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Palavras-chave:
Pipeta Graduada, Tecnologias, Deficiência VisualResumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência que se deu no âmbito da disciplina de Inserção de tecnologias nos produtos educacionais, no curso de Mestrado Profissional no Ensino na Temática da Deficiência Visual no Instituto Benjamin Constant, sendo a primeira autora mestranda do curso e o segundo autor professor da disciplina. A disciplina tem como proposta pesquisar recursos tecnológicos para o desenvolvimento de produtos educacionais e atividades práticas, que proporcionem a inclusão de alunos com deficiência visual. Muitos alunos cegos apresentam dificuldades no manuseio de vidrarias e demais instrumentos de um laboratório de ciências. Visando minimizar essas barreiras, foi elaborada durante a disciplina uma adaptação de uma pipeta graduada utilizando recursos eletrônicos e táteis. Espera-se que os alunos com deficiência visual possam executar de forma autônoma o manuseio desse instrumento e que esse produto traga construibuições para o processo de ensino aprendizagem.
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