INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS NOS PRODUTOS EDUCACIONAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA CONFECÇÃO DE UMA PIPETA GRADUADA ADAPTADA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

  • Luana Sampaio Instituto Benjamin Constant (IBC)

Palavras-chave:

Pipeta Graduada, Tecnologias, Deficiência Visual

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência que se deu no âmbito da disciplina de Inserção de tecnologias nos produtos educacionais, no curso de Mestrado Profissional no Ensino na Temática da Deficiência Visual no Instituto Benjamin Constant, sendo a primeira autora mestranda do curso e o segundo autor professor da disciplina. A disciplina tem como proposta pesquisar recursos tecnológicos para o desenvolvimento de produtos educacionais e atividades práticas, que proporcionem a inclusão de alunos com deficiência visual. Muitos alunos cegos apresentam dificuldades no manuseio de vidrarias e demais instrumentos de um laboratório de ciências. Visando minimizar essas barreiras, foi elaborada durante a disciplina uma adaptação de uma pipeta graduada utilizando recursos eletrônicos e táteis. Espera-se que os alunos com deficiência visual possam executar de forma autônoma o manuseio desse instrumento e que esse produto traga construibuições para o processo de ensino aprendizagem.

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Biografia do Autor

Luana Sampaio, Instituto Benjamin Constant (IBC)

Técnica de Laboratório do Colégio Pedro II desde 2014. Possui graduação em Estatística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), complementação pedagógica em Matemática pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL) e Especialização em Psicopedagogia Institucional e Educação Especial pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). Atualmente cursando a Licenciatura em Química pela UERJ. Tem experiência na área de ensino de química, educação especial, estatística e análise microbiológica em alimentos. Ênfase de trabalho atual na área de ensino inclusivo de química e matemática.

Referências

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Publicado

2024-10-29

Como Citar

Sampaio, L. (2024). INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS NOS PRODUTOS EDUCACIONAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA CONFECÇÃO DE UMA PIPETA GRADUADA ADAPTADA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 5(8), e12806. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/12806