A IMPORTÂNCIA DA COMPREENSÃO SOBRE A DISLEXIA PARA O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DOS DISLÉXICOS
Palavras-chave:
Dislexia, Desenvolvimento de pessoas com dislexia, Aprendizagem de disléxicosResumo
O objetivo do texto consiste em refletir sobre como a compreensão da dislexia pode auxiliar o desenvolvimento e a aprendizagem dos disléxicos. A metodologia da pesquisa é de caráter qualitativo, do tipo exploratório. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário anônimo enviado a profissionais da psicologia e da psicopedagogia. Os resultados apontam que o preconceito vivido durante a vida pelos disléxicos, principalmente na infância, pode prejudicar várias características pessoais e educacionais, acarretando traumas, inseguranças, medo de falar ou se expressar em público e levando esses problemas para o resto da vida se não forem tratados. Aulas diversificadas, lúdicas, variadas e criativas com brincadeiras e rotina de estudos, utilização de mapas de aprendizagem, questões mais diretas e vários tipos de avaliações foram apontadas pelos participantes da pesquisa como facilitadores da aprendizagem de pessoas com dislexia. Conclui-se que ao trabalhar o significado, formas de perceber sinais e métodos de como auxiliar alunos disléxicos é possível facilitar a compreensão deles, diminuindo as visões errôneas sobre esses indivíduos.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 14.254, de 30 de novembro de 2021. Dispõe sobre o acompanhamento integral para educandos com dislexia ou Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, n. 225, p. 5, 1 dez. 2021. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/lei/l14254.htm. Acesso em: 29 maio. 2023.
CARVALHO, A.; PEREIRA, M.; FESTAS, I. Indicadores precoces de dislexia do desenvolvimento: um estudo longitudinal. Revista de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação, v. 4, p. 71-88, 1º de dezembro 2017. Disponível em: http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/reipe.2017.4.2.3208/pdf Acesso em: 22 de nov. de 2022.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002.
HUDSON, Diana. Dificuldades específicas de aprendizagem ideias práticas para trabalhar com: dislexia, discalculia, disgrafia, dispraxia, Tdah, TEA, Síndrome de Asperger e TOC. 1 ed. Editora Vozes, 2016.
MOOJEN, Sônia Maria Pallaoro; BASSÔA, Ana; GONÇALVES, Hosana Alves. Características da dislexia de desenvolvimento e sua manifestação na idade adulta. Revista psicopedagogia, São Paulo, v. 33, n. 100, p. 50-59, 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v33n100/06.pdf Acesso em: 23 de nov de 2022.
QUEIROZ, Adriana Matias et al.. A dislexia no cotidiano escolar: desmistificando preconceitos e desafios. Anais V SETEPE... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/8064. Acesso em: 04 de set de 2022.
ROTTA, Newra et al (Org). Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016.
SANTOS, Thais Brissow dos; LEAL, Fabiana Soares Fernandes. O conhecimento dos discentes finalistas do curso de letras do IEAA-IFUM sobre dislexia. 2019. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Letras) - IEAA/UFAM, Amazonas, 2019. Disponível em: https://edoc.ufam.edu.br/retrieve/2f6d2d6b-49f1-4f18-a43e-b943c401a81b/TCC-Letras-2019-Arquivo.016.pdf Acesso em: 17 de nov de 2022.
SEABRA, Magno Alexon Bezerra. Distúrbios e transtornos de aprendizagem: aspectos teóricos, metodológicos e educacionais. 1.ed. Curitiba, PR: Bagai, 2020.
SHAYWITZ, Sally. Entendendo a dislexia: um novo e completo programa para todos os níveis de problemas de leitura. Porto Alegre: Artmed, 2006.
SHAYWITZ, Sally; SHAYWITZ, Jonathan. Entendendo a dislexia: um novo e completo programa para todos os níveis de problemas de leitura. Penso Editora, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. Os direitos autorais são cedidos à Revista Eletrônica Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva.
Declaramos que todos os artigos submetidos ao periódico Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva são originais e não foram enviados para publicação em qualquer outro meio, como um todo ou uma fração. Também declaramos que, depois de ser publicado pela Revista Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva (UFAM), um artigo não será submetido a outra revista dentro de duas edições. Depois desta vez, nossa revista transfere os direitos de publicação para os autores, com uma autorização concedida pelo Conselho Editorial.