A IMPORTÂNCIA DA COMPREENSÃO SOBRE A DISLEXIA PARA O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DOS DISLÉXICOS

Autores

  • Giulia Fritzen Universidade La Salle
  • Hildegard Susana Jung Universidade La Salle

Palavras-chave:

Dislexia, Desenvolvimento de pessoas com dislexia, Aprendizagem de disléxicos

Resumo

O objetivo do texto consiste em refletir sobre como a compreensão da dislexia pode auxiliar o desenvolvimento e a aprendizagem dos disléxicos. A metodologia da pesquisa é de caráter qualitativo, do tipo exploratório. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário anônimo enviado a profissionais da psicologia e da psicopedagogia. Os resultados apontam que o preconceito vivido durante a vida pelos disléxicos, principalmente na infância, pode prejudicar várias características pessoais e educacionais, acarretando traumas, inseguranças, medo de falar ou se expressar em público e levando esses problemas para o resto da vida se não forem tratados. Aulas diversificadas, lúdicas, variadas e criativas com brincadeiras e rotina de estudos, utilização de mapas de aprendizagem, questões mais diretas e vários tipos de avaliações foram apontadas pelos participantes da pesquisa como facilitadores da aprendizagem de pessoas com dislexia. Conclui-se que ao trabalhar o significado, formas de perceber sinais e métodos de como auxiliar alunos disléxicos é possível facilitar a compreensão deles, diminuindo as visões errôneas sobre esses indivíduos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giulia Fritzen, Universidade La Salle

Licenciada em Pedagogia pela Universidade La Salle. Professora na Educação B´ásica.

Hildegard Susana Jung, Universidade La Salle

Doutora e Mestre em Educação. Docente do Curso de Pedagogia e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle, Canoas, RS.

Referências

BRASIL. Lei nº 14.254, de 30 de novembro de 2021. Dispõe sobre o acompanhamento integral para educandos com dislexia ou Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, n. 225, p. 5, 1 dez. 2021. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/lei/l14254.htm. Acesso em: 29 maio. 2023.

CARVALHO, A.; PEREIRA, M.; FESTAS, I. Indicadores precoces de dislexia do desenvolvimento: um estudo longitudinal. Revista de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação, v. 4, p. 71-88, 1º de dezembro 2017. Disponível em: http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/reipe.2017.4.2.3208/pdf Acesso em: 22 de nov. de 2022.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002.

HUDSON, Diana. Dificuldades específicas de aprendizagem ideias práticas para trabalhar com: dislexia, discalculia, disgrafia, dispraxia, Tdah, TEA, Síndrome de Asperger e TOC. 1 ed. Editora Vozes, 2016.

MOOJEN, Sônia Maria Pallaoro; BASSÔA, Ana; GONÇALVES, Hosana Alves. Características da dislexia de desenvolvimento e sua manifestação na idade adulta. Revista psicopedagogia, São Paulo, v. 33, n. 100, p. 50-59, 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v33n100/06.pdf Acesso em: 23 de nov de 2022.

QUEIROZ, Adriana Matias et al.. A dislexia no cotidiano escolar: desmistificando preconceitos e desafios. Anais V SETEPE... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/8064. Acesso em: 04 de set de 2022.

ROTTA, Newra et al (Org). Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016.

SANTOS, Thais Brissow dos; LEAL, Fabiana Soares Fernandes. O conhecimento dos discentes finalistas do curso de letras do IEAA-IFUM sobre dislexia. 2019. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Letras) - IEAA/UFAM, Amazonas, 2019. Disponível em: https://edoc.ufam.edu.br/retrieve/2f6d2d6b-49f1-4f18-a43e-b943c401a81b/TCC-Letras-2019-Arquivo.016.pdf Acesso em: 17 de nov de 2022.

SEABRA, Magno Alexon Bezerra. Distúrbios e transtornos de aprendizagem: aspectos teóricos, metodológicos e educacionais. 1.ed. Curitiba, PR: Bagai, 2020.

SHAYWITZ, Sally. Entendendo a dislexia: um novo e completo programa para todos os níveis de problemas de leitura. Porto Alegre: Artmed, 2006.

SHAYWITZ, Sally; SHAYWITZ, Jonathan. Entendendo a dislexia: um novo e completo programa para todos os níveis de problemas de leitura. Penso Editora, 2023.

Downloads

Publicado

2024-10-29

Como Citar

Fritzen, G., & Jung, H. S. (2024). A IMPORTÂNCIA DA COMPREENSÃO SOBRE A DISLEXIA PARA O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DOS DISLÉXICOS. Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 5(8), e12760. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/12760