AS METODOLOGIAS INCLUSIVAS NAS SALAS DE AULA: UMA URGÊNCIA ANUNCIADA
Palavras-chave:
Metodologia. Inclusão. Deficiência.Resumo
Educar, muito mais amplo que repassar a informação, é um ato revolucionário numa sociedade excludente como a nossa, especialmente quando não desenvolve nas salas de aula novas formas de interação entre os sujeitos. Considerando essa realidade, o objetivo geral aqui proposto é elucidar a importância do uso de metodologias inclusivas na sala de aula para que ocorra de forma mais efetiva a aprendizagem de estudantes com deficiência. Por isso, este artigo busca responder por que a escolha por metodologias inclusivas nas salas de aula é tão urgente, especialmente para os estudantes com deficiência. Para tanto, utilizamos a análise empírica e a pesquisa bibliográfica para o desenvolvimento desse texto, respaldando-nos principalmente nos estudos de COHEN E LOTAN (2017), VYGOSTSKY (2007), OMOTE (2021). Assim, este trabalho confirma a importância de estudos voltados para o desenvolvimento de metodologias inclusivas que dialoguem com o estudante, considerando as realidades em que ele está inserido. Portanto, espera-se que este trabalho contribua para que os professores possam implementar metodologias mais inclusivas na sala de aula de forma efetiva e promova a reflexão em torno da necessidade de pesquisas com foco no desenvolvimento de metodologias inclusivas que possam favorecer o processo de aprendizagem dos estudantes com deficiência.
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