AS METODOLOGIAS INCLUSIVAS NAS SALAS DE AULA: UMA URGÊNCIA ANUNCIADA

Autores

  • Gleide Elioterio Universidade do Estado da Bahia
  • Claudia Paranhos Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Metodologia. Inclusão. Deficiência.

Resumo

Educar, muito mais amplo que repassar a informação, é um ato revolucionário numa sociedade excludente como a nossa, especialmente quando não desenvolve nas salas de aula novas formas de interação entre os sujeitos.  Considerando essa realidade, o objetivo geral aqui proposto é elucidar a importância do uso de metodologias inclusivas na sala de aula para que ocorra de forma mais efetiva a aprendizagem de estudantes com deficiência. Por isso, este artigo busca responder por que a escolha por metodologias inclusivas nas salas de aula é tão urgente, especialmente para os estudantes com deficiência. Para tanto, utilizamos a análise empírica e a pesquisa bibliográfica para o desenvolvimento desse texto, respaldando-nos principalmente nos estudos de COHEN E LOTAN (2017), VYGOSTSKY (2007), OMOTE (2021). Assim, este trabalho confirma a importância de estudos voltados para o desenvolvimento de metodologias inclusivas que dialoguem com o estudante, considerando as realidades em que ele está inserido. Portanto, espera-se que este trabalho contribua para que os professores possam implementar metodologias mais inclusivas na sala de aula de forma efetiva e promova a reflexão em torno da necessidade de pesquisas com foco no desenvolvimento de metodologias inclusivas que possam favorecer o processo de aprendizagem dos estudantes com deficiência.

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Biografia do Autor

Gleide Elioterio, Universidade do Estado da Bahia

É mestranda do Programa de Pós-graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação- GESTEC/UNEB (2021). Especialista em "A moderna educação: Metodologias, Tendências e Foco no aluno", pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul- PUCRS (2020); em "Leitura e Produção Textual na Escola" pela Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC (2010) e em "Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa e Literatura", pela Faculdade Internacional de Curitiba- FACINTER (2007). Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC 2007. Além disso, é docente da educação básica desde 2003; integra o Núcleo de Formação Docente da Rede SESI de Educação da Bahia, responsável pelo aperfeiçoamento contínuo dos professores da rede. Compõe o Grupo de Pesquisa Educação Inclusiva e Diversidade (EDUCID)/ UNEB, desenvolvendo pesquisas e cursos de extensões na área de Educação Especial Inclusiva.

Claudia Paranhos, Universidade do Estado da Bahia

Pós-doutora em Educação pelo Programa de Educação da Faculdade de Educação FACED/UFBA (2019), doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, PPGEduC/UNEB (2014) com doutorado sanduíche pela Universidade de Lisboa, UL/PT (2013); mestre em Educação na área de Educação Especial pelo Centro de Referência Latino Americano de Educação Especial- CELAEE/Cuba e a Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS (1999 - 2002).; Especialista em Supervisão Escolar pela Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS (1996), e em Educação a Distância pela AVM Faculdades Integradas (2015); graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS (1994). Também, possui cursos de aperfeiçoamento em Gestão Educacional, em Educação a Distância, Tecnologia na Educação, Ensino Híbrido e Inovação Pedagógica. Autora de livro, capítulos de livros, artigos publicados em periódicos e anais de eventos nacionais e internacionais. Atualmente é professora adjunto do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia/UNEB, atua como professora pesquisadora permanente no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação - GESTEC. Coordena o grupo de pesquisa Educação Inclusiva e Diversidade (EDUCID).

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Publicado

2024-10-29

Como Citar

Elioterio dos Santos, J., & Paranhos Portela. , C. (2024). AS METODOLOGIAS INCLUSIVAS NAS SALAS DE AULA: UMA URGÊNCIA ANUNCIADA. Pesquisa E Prática Em Educação Inclusiva, 5(8), e12478. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/12478