DIREITO DE SER CRIANÇA: APONTAMENTOS JURÍDICOS PARA SUA PROTEÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO

LEGAL NOTES FOR THEIR PROTECTION AND HUMAN DEVELOPMENT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i3.15038

Palavras-chave:

Direitos da Criança, Desenvolvimento, Infância, Estatuto da Criança e do Adolescente

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender as garantias constitucionais destinadas às crianças em relação aos seus direitos à infância, sob a perspectiva do direito fundamental estabelecido na Constituição Federal de 1988, em seu artigo 227, e do surgimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) de 1990. A metodologia, de natureza qualitativa, consiste em estudos exploratórios, por meio de revisão bibliográfica de autores relevantes e análise documental das legislações específicas, resumidas ou na íntegra. Essa abordagem contribui para uma compreensão mais profunda do tema, útil tanto para estudantes de graduação em diversas áreas do conhecimento quanto para profissionais das áreas de Educação e Direito. Conclui-se que é necessário implementar políticas públicas alinhadas com as bases legais e teóricas pertinentes, visando à desconstrução de práticas excludentes e à promoção de práticas democráticas no tratamento dos direitos individuais e das garantias constitucionais em defesa do bem-estar integral das crianças, considerando sua plenitude e complexidade como seres humanos.

Biografia do Autor

João Luiz da Costa Barros, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará-UECE, Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba-UNIMEP/SP, Mestre em Educação Física pela UNIMEP/SP, Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM. Professor Adjunto na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia-FEFF da Universidade Federal do Amazonas-UFAM. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFAM.

Juliana Camurça de Lima, Universidade Federal do Amazonas-UFAM.

Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFAM, Especialista em Psicopedagogia pela FAMETRO, Graduada em Pedagogia pela UNINORTE, Professora da educação Básica/SEMED-Manaus

Lorhena Alves Pereira, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Doutoranda em Educação na Amazônia-EDUCANORTE/PGEDA/UFAM. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (PPGE/UFAM). Doutoranda pela Universidade Federal do Amazonas (PGEDA/UFAM). Professora da Rede Estadual de Educação e Desporto Escolar (SEDUC/AM). Lattes: http://lattes.cnpq.br/5867770419861784 ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6134-6337  E-mail: lorhenapereira@gmail.com Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (SEDUC/AM).

 

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Publicado

16-10-2024

Como Citar

BARROS , J. L. da C.; LIMA, J. C. de; PEREIRA, L. A. DIREITO DE SER CRIANÇA: APONTAMENTOS JURÍDICOS PARA SUA PROTEÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO: LEGAL NOTES FOR THEIR PROTECTION AND HUMAN DEVELOPMENT. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 1–17, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i3.15038. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/15038. Acesso em: 5 nov. 2024.