Estratégias metodológicas em tempos de pandemia
perspectivas de uma docente em formação
DOI :
https://doi.org/10.29280/rappge.v7i01.11400Mots-clés :
Conhecimento Científico;, Ensino de Ciências;, Aulas Experimentais.Résumé
O ensino de ciências tem passado por diversas adaptações que visam melhorar a qualidade do processo de ensino e do aprendizado dos alunos da educação básica, principalmente em relação ao saber científico. Mas, para que isso aconteça, é necessário que os professores adotem metodologias diversificadas, que estimulem e motivem os alunos a participarem ativamente das aulas. O enfrentamento da pandemia de covid-19 trouxe uma série de desafios para a sociedade e para o contexto educacional, pois profissionais da educação vivenciaram um cenário extremamente novo e desafiador, o que os motivou a buscar novas alternativas e metodologias para a continuidade do ano letivo. Sendo assim, este relato vem discutir acerca das experiências acadêmicas adquiridas durante a disciplina de Prática de Química, do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química da Universidade Federal do Amazonas, bem como apresentar as estratégias metodológicas adotadas durante o período pandêmico, avaliando o contexto metodológico e associando teoria e prática em meio ao enfrentamento e superação da pandemia. O presente trabalho tem caráter qualitativo, tendo como objetivo principal relatar a experiência vivenciada por uma acadêmica durante as atividades desenvolvidas em uma disciplina ministrada remotamente. Dentro desse contexto, os resultados são caracterizados pela discussão a respeito das sequências didáticas elaboradas com recursos audiovisuais, além da experimentação com o intuito de impulsionar a construção do saber científico durante o processo de ensino e aprendizagem. Assim, percebemos que é imprescindível que os professores estejam preparados desde a sua formação inicial e por meio de diversas outras estratégias para que se possa ter êxito no processo de ensino e aprendizagem de seus alunos. Por fim, as experiências relatadas ao longo do texto demonstram a evolução crescente e positiva do uso de estratégias como ferramentas de apoio para o aprendizado dos conteúdos de ciências, bem como sua importância na construção do conhecimento dos alunos.
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