Accountability e as avaliações em larga escala, desafios para a universalização do ensino

Autores/as

  • Claudius Vinicius Souza Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS -UFT
  • Maria José de Pinho UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS -UFT
  • Rosilene Lagares UFT - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v6i01.9320

Resumen

El artículo tuvo como propósito investigar sobre una implantación de la rendición de cuentas en la educación básica. Utilizando las evaluaciones en amplia escala, partiendo del problema, que el sistema tiene como objetivo resultados positivos para exploración ideológica dejando dejando de diagnosticar de hecho, los aspectos que necesitan de mejorías para atingir calidad educacional? Dista manera, el trabajo se fundamentó en una abordaje cualitativa, desenvuelto por medio de estudios de revisión bibliográfica e pesquisa documental, en materiales impresos y sitos de búsquedas. Como considerados finales sugieren señales de exploración de las evaluaciones ideológicamente con clasificación, destacando las instituciones y sus protagonistas, los cuales atingen las metas en detrimento de los que necesitan de hecho las políticas públicas para contribuir con la universalización educacional.

Palabras clave: Responsabilidad; Avaliação; Universalización; Políticas Públicas Educacionales.

 

Biografía del autor/a

Claudius Vinicius Souza Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS -UFT

Mestre em Educação pela UFT. Aluno Especial Mestrados em Geografia - UFT nas disciplinas: Geoecologia da Paisagem, ; Dinâmica Socioterritorial nas Cidades: Urbanização e Metropolização. Especializações pela UCAM - Universidade Cândido Mendes em: Marketing e em Orientação Educacional; pela AEM Academia Educação Monte Negro em Planejamento e Prática de Ensino. Bacharel em Jornalismo pela UFT; Graduado em licenciatura em Educação Física - CEUCLAR; Graduado em Tecnologia em Gestão Pública pelo IFTO; Graduado em Pedagogia - UNEB. Professor da Educação Básica da SEDUC-TO - Gerente de Unidades Esportivas e Incentivo ao Esporte da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes. Foi Professor do Curso de Computação Gráfica PRONATEC Programa Nacional de Acesso Técnico e Emprego; Foi tutor dos cursos de graduações EAD da UNITINS e da UFT. Tem experiência na área de Educação, em Pedagogia e em Educação Física; na área de Gestão, no setor financeiro / orçamento público.

Maria José de Pinho, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS -UFT

Pós - Doutorado em Educação pela Universidade do Algarve-Portugal. Doutorado em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco.  Professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT)/Campus de Palmas: Curso de Jornalismo, Programa de Pós Graduação em Educação Mestrado acadêmico e Doutorado em Educação na Amazônia- EDUCANORTE.

Rosilene Lagares, UFT - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Pós-Doutora em Educação (Unoesc, 2019), Doutora e Mestre em Educação (UFG, 2007; 1998). Graduada em Pedagogia (UFG, 1989). Professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT)/Campus de Palmas: Curso de Pedagogia, Programa de Pós Graduação em Educação Mestrado acadêmico e Doutorado em Educação na Amazônia- EDUCANORTE.

Publicado

2021-11-29

Cómo citar

OLIVEIRA, C. V. S. .; PINHO, M. J. de .; LAGARES, R. . Accountability e as avaliações em larga escala, desafios para a universalização do ensino. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 6, n. 01, p. 01–18, 2021. DOI: 10.29280/rappge.v6i01.9320. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/9320. Acesso em: 21 nov. 2024.