ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, AUTISMO E HABILIDADES SOCIAIS EM AMBIENTES ESCOLARES: UM ESTUDO DE REVISÃO.

Autores

  • João Rakson Angelim da Silva Universidade Federal do Amazonas
  • João Otacílio Libardoni dos Santos UFAM

Resumo

Este artigo levantou a produção científica sobre atendimento educacional especializado, autismo e habilidades sociais em ambientes escolares disponibilizados no Banco de Teses e Dissertações da CAPES (Busca 1) e Scielo (Busca 2). Utilizou-se os descritores: habilidades sociais associadas com autismo, escola e atendimento educacional especializado. Utilizou-se os operadores lógicos AND e OR. Nas buscas, adotou-se como critérios de inclusão: (a) dissertações/artigos originais publicados em língua portuguesa com delimitação temporal entre 2008 a 2016; (b) pesquisas de campo desenvolvidas em ambiente escolar/artigos completos publicados em periódicos nacionais, e, (c) amostra composta total/parcialmente por crianças com autismo. As buscas ocorreram em setembro de 2016. Para análise dos dados coletados considerou-se: nome do estudo, autores, ano de defesa/publicação, nome do periódico, objetivos, tipo de delineamento, descrição dos participantes (nº da amostra e idade) e principais resultados achados. Foram encontradas 54 dissertações (Busca 1) e 1.047 artigos (Busca 2). Desses, foram selecionados e analisados 7 dissertações e 8 artigos, respectivamente. As publicações ocorreram entre 2009 a 2016. Os artigos foram publicados em revistas classificadas nos estratos A1 (n=5) e A2 (n=3) de acordo com o Qualis da área da educação. Os resultados dos estudos analisados demonstraram que algumas interações sociais e programas de intervenções pedagógicas favoreceram o ensino e o processo de aprendizagem desses alunos, apontando para uma prática pedagógica inclusiva, com conteúdo e estratégias de ensino, que podem promover a aprendizagem significativa de crianças diagnosticadas com autismo, desde que as condições de ensino, as práticas escolares, sejam apropriadas às necessidades educacionais desses alunos.

Biografia do Autor

João Rakson Angelim da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAM

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Publicado

2017-09-20

Como Citar

SILVA, J. R. A. da; SANTOS, J. O. L. dos. ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, AUTISMO E HABILIDADES SOCIAIS EM AMBIENTES ESCOLARES: UM ESTUDO DE REVISÃO. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 1, n. 2, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/3635. Acesso em: 19 abr. 2024.