MÍDIAS EM FOCO NA DESCONSTRUÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: RELATO DOCENTE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i4.15031

Palabras clave:

Tecnologias digitais, Relato de experiência, Abuso feminino

Resumen

Este artículo reflexiona sobre el proyecto "Los medios de comunicación en el punto de mira de la deconstrucción de la violencia contra las mujeres: causas y consecuencias de esta lacra social". A partir de esta propuesta, se pretende dar cuenta del enfoque didáctico del uso de las tecnologías digitales por parte del alumnado de secundaria en la lucha contra la violencia hacia las mujeres a través de la aplicación del proyecto en cuestión. Desde el punto de vista metodológico, la investigación se basa en la investigación cualitativa y en la investigación-acción como recurso de investigación. La secuencia didáctica se llevó a cabo en cuatro etapas: 1) círculo de conversación; 2) padlet como medio de diversidad mediática; 3) taller de construcción de línea de tiempo en equipos y 4) discusión utilizando lenguaje artístico. Las conclusiones del informe revelaron los medios de comunicación como puente para transmitir el proceso de sensibilización contra la violencia. Además de proporcionar un escenario para el diálogo con herramientas artísticas como potenciador de este proceso. El proyecto también hizo posible que los estudiantes identificaran la proyección de la agresión contra las mujeres en sus vidas debido al aislamiento social de la pandemia. Por lo tanto, la propuesta de implementar el proyecto demostró ser no sólo una herramienta pedagógica, sino sobre todo una intervención social. 

Biografía del autor/a

Jossimária de Sá Meira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Possui graduação em Letras Português/Inglês pela Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia(2010) e especialização em Metodologia do Ensino de Inglês pela Faculdade de Conchas(2019). Atualmente é Professora da Prefeitura Municipal de Mirante Bahia. 

Elizabette Cristina Silva Cunha, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Graduada do curso de licenciatura em Ciências Biológicas pala Universidade do Estado da Bahia. (UNEB), Campus VI em Caetité- BA. Atuei como bolsista de Iniciação à docência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID, no subprojeto intitulado: Experimentação na Universidade e na Escola: Articulando Conhecimento Cientifico e Conhecimento Escolar. Após essa bolsa fui bolsista de Iniciação Científica da FAPESB com projeto intitulado "Levantamento de mamíferos de pequeno porte não voadores no Parque Estadual e Refúgio da Vida Silvestre da Serra dos Montes Altos, Bahia" vinculado ao Grupo de estudos faunísticos cadastrado no CNPq: GEM- Grupo de Estudo de Mamífero. Sou Técnica em Enfermagem habilitada para atuar na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos saúde- doença.

Claúdia Lilian Alves dos Santos, Instituto Federal da Bahia - IFBA

Mestra em Zoologia pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Ilhéus - BA. Pós-Graduada em Docência de Biologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Graduada em licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Coordenadora da linha de pesquisa Grupo de produção acadêmica/IFBA. Foi Docente Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Docente EBTT) e Magistério Superior do Instituto Federal da Bahia - IFBA, Campus Vitória da Conquista - BA (2018-2020), onde ministrou as disciplinas de Biologia geral, Ecologia Geral (nível médio-técnico integrado) e Microbiologia e Ecologia Aplicada (nível superior - Curso de Engenharia Ambiental). Parecerista Ad Hoc da Revista Binacional Brasil Argentina. Atuou como Tutora na pós-graduação do curso de mídias da educação - UESB. Organizadora do livro: "Professor ser ativo", mídias digitais e metodologias ativas. Membership do Conselho Internacional de Altos Estudos em Educação (CAEduca) e do Conselho de Altos Estudos em Direito (CAED-Jus) desde 2021. Além de coordenação e atuação em projetos de ensino, pesquisa e extensão. Possui experiência na área de Biologia Geral, Ensino, Produção de Modelos Anatômicos, Engenharia Ambiental, Educação Ambiental, Zoologia, Microbiologia, Ecologia, Etologia, Metodologia Científica e Pesquisa Científica com Inteligência Artificial.

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Publicado

2024-12-31

Cómo citar

MEIRA, J. de S.; CUNHA, E. C. S.; SANTOS, C. L. A. dos . MÍDIAS EM FOCO NA DESCONSTRUÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: RELATO DOCENTE . Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 1–15, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i4.15031. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/15031. Acesso em: 7 ene. 2025.