GOOGLE CLASSROOM COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES NO ENSINO INTEGRADO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i3.14552

Palabras clave:

Prática Pedagógica, Interdisciplinaridade, Ensino Médio Integrado

Resumen

Esse artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), que teve como objetivo analisar o Google Classroom como uma ferramenta para o desenvolvimento de práticas pedagógicas interdisciplinares no Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Eletrotécnica do IFS/Campus Aracaju. A iniciativa visou promover maior interação e comunicação entre os docentes, fomentando o desenvolvimento de atividades interdisciplinares. Foi elaborado um ambiente virtual no Google Classroom para facilitar o diálogo e a colaboração entre os professores. A discussão teórica baseou-se nos conceitos de interdisciplinaridade, normativos educacionais, histórico da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e sua relação com a interdisciplinaridade. A metodologia adotada foi a pesquisa aplicada com abordagem qualitativa, utilizando o estudo de caso como procedimento técnico. A coleta de dados envolveu pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas, analisadas por meio da análise de conteúdo e software IRAMUTEQ. Os resultados revelaram desafios na interação entre os docentes, destacando a necessidade de apoio institucional e revisão das regulamentações para promover atividades interdisciplinares. Observou-se obstáculos, como a falta de familiaridade com ferramentas pedagógicas, tecnológicas e alta carga horária. Apesar disso, os professores reconhecem a importância de aprimorar práticas alinhadas à interdisciplinaridade. A título conclusivo a pesquisa destaca a lacuna entre diretrizes e prática pedagógica, enfatizando a necessidade de harmonização eficaz entre normas institucionais e execução das atividades no contexto educacional.

Biografía del autor/a

Monique Graziella Cruz Rezende, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe, Aracaju, SE, Brasil. moniquerezendee@gmail.com. https://orcid.org/0000-0001-8499-0010. Lattes: https://lattes.cnpq.br/1953966460454114.

Rodrigo Bozi Ferrete, Instituto Federal de Sergipe- IFS

Professor efetivo do Instituto Federal de Sergipe (IFS), lotado na Coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática. Professor do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do IFS. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Pará.Atualmente Líder do Grupo de Pesquisa em Inovação Tecnológica e Metodológica na EPT. Professor pesquisador com interesse central em pesquisas relacionadas a temática de Educação Profissional e Tecnológica e metodologia de ensino.

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Publicado

2024-10-16

Cómo citar

REZENDE, M. G. C. .; FERRETE, R. B. . GOOGLE CLASSROOM COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES NO ENSINO INTEGRADO. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 1–19, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i3.14552. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/14552. Acesso em: 5 nov. 2024.