GOOGLE CLASSROOM COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES NO ENSINO INTEGRADO
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v9i3.14552Keywords:
Prática Pedagógica, Interdisciplinaridade, Ensino Médio IntegradoAbstract
Esse artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), que teve como objetivo analisar o Google Classroom como uma ferramenta para o desenvolvimento de práticas pedagógicas interdisciplinares no Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Eletrotécnica do IFS/Campus Aracaju. A iniciativa visou promover maior interação e comunicação entre os docentes, fomentando o desenvolvimento de atividades interdisciplinares. Foi elaborado um ambiente virtual no Google Classroom para facilitar o diálogo e a colaboração entre os professores. A discussão teórica baseou-se nos conceitos de interdisciplinaridade, normativos educacionais, histórico da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e sua relação com a interdisciplinaridade. A metodologia adotada foi a pesquisa aplicada com abordagem qualitativa, utilizando o estudo de caso como procedimento técnico. A coleta de dados envolveu pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas, analisadas por meio da análise de conteúdo e software IRAMUTEQ. Os resultados revelaram desafios na interação entre os docentes, destacando a necessidade de apoio institucional e revisão das regulamentações para promover atividades interdisciplinares. Observou-se obstáculos, como a falta de familiaridade com ferramentas pedagógicas, tecnológicas e alta carga horária. Apesar disso, os professores reconhecem a importância de aprimorar práticas alinhadas à interdisciplinaridade. A título conclusivo a pesquisa destaca a lacuna entre diretrizes e prática pedagógica, enfatizando a necessidade de harmonização eficaz entre normas institucionais e execução das atividades no contexto educacional.
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