IMAGINACIÓN, ACTIVIDADES CREATIVAS Y ESCRITURA: UMA REVISIÓN DE LITERATURA

uma revisão bibliográfica

Autores/as

  • Maria Carolina Branco Costa Antunes de Oliveira Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP
  • Daniele Nunes Henrique Silva Universidade de Brasília- UnB

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v8i1.11796

Palabras clave:

Alfabetización, Alfabetización, Escritura, Imaginación, Psicología Histórico-Cultural.

Resumen

El artículo presenta una revisión sistemática de la literatura acerca de la temática de la imaginación y las actividades de los criadores de la crianza, com foco en los procesos iniciados de elaboración de la escritura, ancorando-se em estudos de la Psicología Histórico-Cultural. Foram consideró artículos, teses elaboradas entre 2012 y 2022, encontrados en: Banco de Teses y Dissertações da CAPES, Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PePSIC) y Scientific Eletronic Library Online (SciELO). Una revisión se justifica pela necesidad de analizar una producción científica reciente en perspectiva teórico-metodológica em questão, de problematizá-la e de inserir o leitor na rede argumentativa que coloca em perspectiva temas caros à Educação e à Psicologia: desenvolvimento, imaginação e escrito. A busca foi organizada em quatro estágios: i) Identificação (leitura de títulos); ii) Triagem (leitura de resumos) e iii) Elegibilidade (leitura dos trabalhos completos) e iv) Inclusão. Os resultados apontaram para o baixo índice de producciones bibliográficas que abordan una temática que, embora tenha ganhado maior expressão nos últimos anos, ainda permanecen nucleadas, com tímida expresión conceitual cuando considerada la importância do debate. Para concluir, la gran mayoría de los estudios no discuten la apropiación de la escritura como forma de elaboración creativa, articulada con la imaginación, los procesos de simbolización y el desarrollo cultural en la infancia. Esto tiene implicaciones para el campo de investigación sobre alfabetización y restringe una comprensión más profunda de lo que es leer y escribir, lo que impacta en la adecuada formulación de políticas públicas dirigidas a este fin.

Biografía del autor/a

Maria Carolina Branco Costa Antunes de Oliveira , Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP

Mestra em Educação pela Faculdade de Educação - UNICAMP e graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - UNESP. Realizou intercâmbio acadêmico na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto - Portugal. É especialista em Psicopedagogia Clínica - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (HC-FMRP/USP) e em Educação: ciência, tecnologia e sociedade - Instituto Federal de São Paulo - Campus São Carlos. Atualmente é doutoranda em Educação na Faculdade de Educação - UNICAMP e professora de Educação Infantil na rede pública. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em psicologia da educação, tecnologias digitais, educação bilíngue, alfabetização e educação inclusiva. 

Daniele Nunes Henrique Silva, Universidade de Brasília- UnB

Mestre em Psicologia da Educação (1998) e Doutora em Educação (2006) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Em 2015, fez Estágio de Pós-Doutoramento no Programa de Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora Associada 1, do quadro permanente da Universidade de Brasília (UNB). Professora efetiva do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano e Psicologia Escolar (PGPDE) do Instituto de Psicologia da UNB e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UNICAMP. Atuou entre 2019 e 2021 como professora visitante na Universidade de Genebra (UNIGE, Faculté de Psychologie et des Sciences de l`Éducation). Pesquisadora bolsista PQ 2 - CAPES. Integra o Grupo de Pesquisa Pensamento e Cultura (GPCULT/UNB), o Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem (GPPL/UNICAMP) e o Núcleo de Pesquisa Dialética Exclusão/Inclusão Social (NEXIN/PUC-SP). Membro também do GT Psicologia Sócio-Histórica e a Desigualdade Social no Contexto Brasileiro (ANPEPP). Atua no desenvolvimento de duas linhas investigativas, a saber: 1) Diferença, cultura e alteridade: investigação de trajetórias não hegemônicas de desenvolvimento; 2) Imaginação e processos criadores no desenvolvimento humano. O eixo transversal das linhas investigativas é a vivência (perejivanie) na formação dramática do psiquismo, sua dimensão estética e política. Tem publicado diversos artigos e livros no campo da Psicologia e da Educação em periódicos de referência nacional e internacional.

Citas

ALMEIDA, B. P.; KRÜGER-FERNANDES, L.; BORGES, F. T. De espectadora a criadora: imaginação, faz de conta e mídia televisiva no desenvolvimento infantil. Psicologia e Sociedade, CIDADE Rio de Janeiro, v. 32, p.1-19, 2020.

COSTA, M. C. M. da. Práticas de produção de texto numa turma de cinco anos da educação infantil. 2012 A. 169 f. Dissertação (mestrado). Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012.

BOMFIM, J. C. O papel do brincar na apropriação da linguagem escrita. 2012. 101 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências e Marília, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. PNA: Política Nacional de Alfabetização. Brasília, DF: MEC, 2019.

COSTA, M. T. M. de S. O papel do corpo nas práticas de letramento: um estudo sobre as atividades criadoras na infância. 2012. 129 f. Dissertação (mestrado). Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia. Brasília, 2012.

COSTA, M. T. M. de S. A unidade corpo-mente nas atividades criadoras de brincar, narrar e desenhar das crianças cegas ou com baixa visão. 2018. 225 f. Tese (doutorado). Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia. Brasília, 2018.

COSTA, M. T. M. de; SILVA, D. N. H.; SOUZA, F. F. de. Corpo, atividades criadoras e letramento. 1. Ed. São Paulo: Summus, 2013.

COSTA, M. T. M. de; SILVA, D. N. H. O corpo que escreve: considerações conceituais sobre aquisição da escrita. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 17, n. 1, p. 55-62, jan./mar. 2012 B.

CRUZ, M. N. da. Imaginário, imaginação e relações sociais: reflexões sobre a imaginação como sistema psicológico. Caderno CEDES, Campinas, v. 35, n. Especial, p. 361-374. 2015.

KONDER, L. Marx: vida e obra. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1999.

LURIA, A. R. Curso de Psicologia Geral (2a ed., vol. 1) [Tradução de P. Bezerra]. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira S.A, 1991.

SAWAIA, B. B.; SILVA, D. N H. Pelo reencantamento da Psicologia: em busca da positividade epistemológica da imaginação e da emoção no desenvolvimento humano. Cadernos CEDES, Campinas. Impresso, v. 35, p. 343-360, 2015.

SCALZITTI, C. M. L. Linguagem e infância: relações com o letramento. 2012. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2012.

SCHLINDWEIN, L. M. As marcas da arte e da imaginação para uma formação humana sensível. Caderno CEDES, Campinas, v. 35, n. Especial, p. 419-433, 2015.

SCHLINDWEIN, L. M.; MARTINS, A. S.; OLIVEIRA, R. D. de. Plunct plact zum: imaginação e criação artística na escola. Caderno CEDES, Campinas, v. 39, n. 107, p. 59-72, 2019.

SMOLKA, A. L. B. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. Campinas: Editora da Unicamp, 1989.

VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico - livro para professores. Trad: Zoia Prestes. 1. ed. São Paulo: Ática, 2009.

VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

VYGOTSKY, L. S. Obras Escogidas III: problemas del desarrollo de la psique. Madrid: Visor. (Originalmente publicado em 1927), 1995.

VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

ZANELLA, A. Psicologia histórico-cultural em foco: aproximações e alguns de seus fundamentos e conceitos. Florianópolis: Edições do Bosque, 2020.

Publicado

2023-12-22

Cómo citar

BRANCO COSTA ANTUNES DE OLIVEIRA , M. C.; NUNES HENRIQUE SILVA, D. . . IMAGINACIÓN, ACTIVIDADES CREATIVAS Y ESCRITURA: UMA REVISIÓN DE LITERATURA : uma revisão bibliográfica . Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 1–21, 2023. DOI: 10.29280/rappge.v8i1.11796. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/11796. Acesso em: 23 nov. 2024.