Desenvolvimento humano como propósito e desafio na formação em psicologia escolar e educacional

Autores/as

  • Ana Cristina Vizelli Universidade São Francisco -USF
  • Ana Paula de Freitas Universidade São Francisco - USF

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v7i01.11596

Resumen

La sanción de la Ley 13.935 (2019) es un hito de conquista para la sociedad y para la Psicología como profesión y ciencia, que nos exige profundizar el debate y las reflexiones acerca de nuestra praxis en el campo de la formación de psicólogos escolares. Las prácticas supervisadas en Psicología Escolar y de la Educación son un dispositivo fundamental para las apropiaciones iniciales de la práctica profesional. Sin embargo, las Directrices Curriculares Nacionales para los cursos de pregrado en Psicología, aunque determinan un porcentaje mínimo para las prácticas, establecen condiciones poco profundas para su realización. A partir de la teoría vigotskiana, fundamentada en la epistemología objetiva, materialista y en la lógica dialéctica, analizaremos la trayectoria formativa de una alumna en su proceso de apropiación del rol de aprendiz en PEE, enfatizando la dialéctica entre el contexto social y el desarrollo humano. La investigación se llevó a cabo en un grupo de supervisión de prácticas en PEE y los principales resultados revelaron: concepciones mecanicistas y asociacionistas del desarrollo humano, que circulan en diferentes contextos y niveles educativos, (inter)subjetividades marcadas por relaciones de poder y expectativas reduccionistas sobre la PEE. Simultáneamente, las asociaciones de colaboración en el campo y en la supervisión de la pasantía contribuyeron a la construcción gradual de (inter)acciones del pasante en consonancia con el compromiso ético y social de nuestra profesión.

Biografía del autor/a

Ana Cristina Vizelli, Universidade São Francisco -USF

Mestre em Psicologia Escolar e Educacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e doutoranda em Educação pelo PPGSS em Educação da Universidade São Francisco. Bolsista Capes.

Ana Paula de Freitas, Universidade São Francisco - USF

Doutora em Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (1996; 2001). Em 2018, estágio Pós-Doutoral no Instituto de Educação da Universidade do Minho - PT, na área de Ciências da Educação, na especialidade de Sociologia da Educação e Política Educativa, sob supervisão da Profa. Dr.a. Teresa Sarmento, desenvolvendo o projeto 'Um estudo sobre a formação docente de alunos de Pedagogia: a narrativa biográfica como meio/modo de elaboração de conhecimento'. Docente no Ensino Superior. Entre 1996-2011, na Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), no curso de Fonoaudiologia. Neste contexto, coordenou o Projeto de Pesquisa A compreensão dos indícios das possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem em crianças com deficiência mental na escola regular (Auxílio Regular Fapesp, 2009-2011), foi coordenadora do curso de Fonoaudiologia (2010-2011), membro do Conselho de Pesquisa, ensino e extensão (2010-2012) e membro do comitê científico (2008-2011) e Membro da Comissão Científico-Editorial da revista ?Saúde em Revista? (2009-2011). Além disso orientou projetos de iniciação científica com bolsas Pibic e Fapesp. Entre 2012 e 2014 atuei como docente do curso de Mestrado em Educação do Centro Universitário Moura Lacerda (CUML) e do curso de Pedagogia. Desde 2015 atua como professora na Universidade São Francisco - SP, no programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, linha de pesquisa Formação de Professores, Trabalho Docente e Práticas Educativas e no Curso de Pedagogia. Membro do NDE do curso de Pedagogia desde 2018. Vem desenvolvendo projetos de investigação na área da Educação Especial relacionados aos seguintes temas: escolarização de alunos com deficiência, relações de ensino, inclusão escolar, linguagem e narrativa, com fundamentação nos pressupostos teórico e metodológicos da psicologia histórico-cultural. Nesta instituição coordenou o projeto interinstitucional ?A elaboração de conceitos científicos por alunos com deficiência: formação docente e práticas pedagógicas? (Edital Ciências Humanas/CNPq 2015-2017), com pesquisadoras da Unimep e do CUML. Coordenadora do projeto 'A pesquisa narrativa com crianças com deficiência: sentidos e possibilidades na/para a educação inclusiva' (Auxílio Regular/Fapesp 2020-2022). Participou como pesquisadora dos projetos ?Estudos e pesquisas de práticas de letramento matemático escolar e de formação docente? (OBEDUC/Capes 2015-2017) e ?A prática docente e as prescrições curriculares? (Edital Universal/CNPq 2019-2021). Atualmente participa como pesquisadora do projeto ''Prática de letramento escolar nos anos finais do ensino fundamental: um olhar para a formação docente" (Edital Universal CNPq 2021-2023) e do projeto interinstitucional com pesquisadores de diferentes instituições do país ?Estudos Brasileiros em Defectologia e Psicopatologia na Teoria Histórico-Cultural? (2022-2024). Membro do comitê científico da USF desde 2016. Líder do grupo de pesquisa Relações de Ensino e Trabalho docente, certificado pela instituição, cadastrado no CNPq. Editora de seção Educação Especial do Periódico Horizontes/USF e Membro do Corpo Editorial da Revista de Educação Especial/UFSM. Foi vice-coordenadora do PPGE/USF no ano de 2017 e desde 2018 e atua como coordenadora deste programa. Bolsista Produtividade CNPq - nível II.

Citas

BERNARDES, J. S. A formação em Psicologia após 50 anos do Primeiro Currículo Nacional da Psicologia: alguns desafios atuais. Psicologia: Ciência e Profissão [online]. 32, n. spe, pp. 216-231, 2012. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1414-98932012000500016>.

BROSSARD, M. Vygotski: Lectures et perspectives de recherches en éducation. Presses Universitaires du Septentrion, Villeneuve d’Ascq, 2004.

CAMILO, C. C. Construção e estudos psicométricos da Escala de Atitudes frente à atuação do psicólogo. 2021. 116 fls. Tese de Doutorado, Universidade São Francisco, Campinas, SP, 2021.

CAVALCANTE FILHO, U.; TORGA, V. L. M. Língua, Discurso, Texto, Dialogismo e Sujeito: compreendendo os gêneros discursivos na concepção dialógica, sócio-histórica e ideológica da língua(gem). In I CONGRESSO NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS, 2011. Vitória, ES. Anais eletrônicos. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/conel/issue/

view/176 Acesso em 21 jan 2023.

CLOT, Y. Vygotski, la conscience comme liaison – Présentation de la 1re édition. In: L. S. Vygotsky. Conscience, inconscient, émotions. Paris: La Dispute, 2017.

CURY, B. M., & FERREIRA NETO, J. L. Do Currículo Mínimo às Diretrizes Curriculares: os estágios na formação do psicólogo. Psicologia em Revista, 20(3), p. 494-512, 2014. https://dx.doi.org/DOI-10.5752/P.1678-523.2014V20N3P494

HOFF, M. S. A proposta de diretrizes curriculares para os cursos de psicologia: uma perspectiva de avanços? Psicologia: ciência e profissão, 19(3), p. 12-31, 1999. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414- 98931999000300003&lng=pt&tlng=pt.

Lei 13.935, de 11 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica. http://www.planalto.gov.br/ccivil

_03/_Ato2019-2022/2019/Lei/L13935.htm

LIMA, M. F. E. M. Estágio Supervisionado em Psicologia Escolar: desmistificando o modelo clínico. Psicologia: Ciência e Profissão, 29(3), pp.638-647, 2009.

MACHADO, A. M. Estágio na escola pública: reflexões inspiradas na psicologia escolar. Temas em Psicologia, 15(1), pp. 85-90, 2007.

MATA, A. S., BRITO, M. R. F. Psicologia: eixos estruturantes e ênfases curriculares. Anais do seminário internacional de educação superior. Universidade de Sorocaba, Sorocaba, SP, 2014.

MELLO, C. M. As modernas competências profissionais como forma de dissimulação da antiga exploração do trabalhador. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, 11(1), pp.116-125, 2019.

OLIVEIRA, I. T.; SOLIGO, A.; OLIVEIRA, S. F.; ANGELUCCI, B. Formação em Psicologia no Brasil: Aspectos Históricos e Desafios Contemporâneos. Psicologia: Ensino & Formação, 8 (1), pp. 3-15, 2017. htpp//:www.pepsic.bvsalud.org/pdf/pef/v8n1/v8n1a02.pdf

PASQUALINI, J. C.; MARTINS, L. M. (2015). Dialética singular-particular-universal: implicações do método materialista dialético para a psicologia. Psicologia & Sociedade [online]. 27(2), pp. 362-371, 2015. <https://doi.org/10.1590/1807-03102015v27n2p362>.

Resolução CNE/CES nº5, de 2011. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia, estabelecendo normas para o projeto pedagógico complementar para a formação de professores de Psicologia. Ministério da Educação.

https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/pdf/CNE_RES_CNECESN52011.pdf

SANTANA, F. M.; SOUSA, G. A.; RIBEIRO, M. S. S. Formação generalista: a percepção de egressos de Psicologia. Fractal: Revista de Psicologia [online]. 34, e5887, 2022. <https://doi.org/10.22409/1984-0292/2022/v34/5887>.

SANTOS, F.O. & TOASSA, G. A formação de psicólogos escolares no Brasil: uma revisão bibliográfica. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 19(2), pp. 279-288, 2015.

SAUSSEZ, F. Les visées développementales de la co-analyse de l’activité : une lecture critique à l’aide de la notion de Zone de Développement le plus Proche. Travail et Apprentissages – Revue de Didactique Professionnelle, n. 17, pp. 121-148, 2016.

SCHRUBER, J. & CORDEIRO, A.F.M. Educação inclusiva: desafios do estágio curricular supervisionado em Psicologia Escolar/Educacional. Psicologia: Ensino e Formação, 1(1), pp. 21-29, 2010.

SILVA NETO, W. M. F. Supervisão de estágio em Psicologia Escolar: contribuições da psicologia crítica à formação e à prática do supervisor. Tese de Doutorado, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, SP, 2014.

SOUZA, M. P. R.; FACCI, M. G. D.; SILVA, S. M. C. Sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia. Psicologia Escolar e Educacional [online], 22(1), pp. 13-16., 2018. <https://doi.org/10.1590/2175-3539201801001>.

TOASSA, G. O conceito de consciência em Vygotsky. Psicologia USP, 17(2), pp. 59-83, 2006.

VIGOTSKI, L. S.notas para uma psicologia geral e concreta das emoções/afetos. Cadernos Espinosanos, n.30, pp. 49-66, 2014.

VIGOTSKI, L. S. Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

VIGOTSKI, L, S. Psicologia concreta do homem. Revista Educação & Sociedade, 21(71), 2000. (Texto original de 1929)

VIGOTSKI, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. 2 ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009. (Trabalho original publicado em 1934)

VIGOTSKI, L.S. O problema do atraso mental. In: Obras completas – Tomo cinco; Fundamentos de Defectologia. Cascavel, PR: Edunioeste, 2019. (Trabalho original publicado em 1935).

VIGOTSKI, L.S Histoire du développement des fonctions psychiques supérieures. Traduit par Françoise Sève. Paris : La Dispute, 2014. (Trabalho original publicado entre 1928 e 1931)

Apprentissage et développement à l’âge préscolaire. In: F. Yvon & Y. Zinchenko. Vygotsky, une théorie du développement et de l’éducation: Recueil de textes et commentaires. Faculté de psychologie de l’Université d’État de Moscou, 2012. (Trabalho original publicado em 1928)

YVON, F. ; CLOT, Y. Apprentissage et développement dans l’analyse du travail enseignant. Psicologia da Educação, 19, pp. 11-38, 2004.

Publicado

2023-04-10

Cómo citar

VIZELLI, A. C.; FREITAS, A. P. de. Desenvolvimento humano como propósito e desafio na formação em psicologia escolar e educacional. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 7, n. 01, p. 1–17, 2023. DOI: 10.29280/rappge.v7i01.11596. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/11596. Acesso em: 21 nov. 2024.