Educação e Sociedade
ENTRAVES E EMBATES PARA UMA EDUCAÇÃO PLURAL
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v5i1.9271Abstract
O atual cenário educacional brasileiro apresenta diversos desafios quanto ao que se refere à educação para todos. São questões históricas para as quais os governos perpetuaram sua existência desconsiderando a importância, na formulação e financiamento das políticas públicas. Assim, merecem destaque a dificuldade de acesso, permanência e qualidade na oferta educativa. O contexto da pandemia resultante da covid-19 intensificou e tornou ainda mais dramático os desafios para o campo educativo. O volume 5 n.1 de 2020 da Revista Amazônida apresentou uma variedade de discussões em relação às principais temáticas existentes do âmbito educacional brasileiro, que vai do teatro do oprimido à remuneração inicial docente. Discussões essas que problematizam compreensões, análises e possíveis conclusões de como alguns fatores e fenômenos ocorrem na educação.
O volume iniciou com uma resenha sobre os desafios da humanidade no século XXI. Coutinho apresenta uma linha de raciocínio que nos faz pensar sobre as ações do cotidiano, as experiências e os modos de viver em sociedade a partir do livro O mundo de riscos e desafios: conquistar a sustentabilidade, reinventar a democracia e eliminar a nova exclusão social, de Elimar Nascimento, do ano de 2020. A presente resenha estrutura-se em três seções de discussões e análises do livro e que nesse movimento dá a ideia de uma organização de conceitos e de interpretações. Mas que de modo incipiente apresenta uma breve biografia do autor da obra e ao fim suas percepções a respeito do estudo realizado por parte de Coutinho.
Na seção dos artigos, o volume parte de um artigo que versa sobre “O teatro do oprimido: dimensões políticas e pedagógicas em perspectiva freiriana”. Esse artigo apresenta, conforme seu resumo, uma articulação da arte teatral com as críticas do contexto social, a partir das concepções teóricas e metodológicas do Teatro do Oprimido, de Augusto Boal. A prática do Teatro do Oprimido amplia horizontes, exercita a prática do diálogo com diferentes campos do saber. O Teatro do Oprimido é uma alternativa para que os atores sociais reflitam sobre as formas de opressão presentes na sociedade, para romper com as relações verticalizadas, autoritárias e centralizadoras, contribuindo para que questionem e discutam suas práticas de cidadãos.
O segundo artigo desse volume, intitulado “Caracterización de laacción pedagógica de docentes”, apresenta uma discussão sobre um construto que mede de maneira geral as características da ação pedagógica dos professores de Educação Infantil e do primeiro ano do Ensino Fundamental, no setor público do Departamento de Atlântico, Colômbia; focada em planejamento, estratégias didáticas e ambientes educacionais. O terceiro artigo desse volume é um estudo comparado cujo título é “Educação e revolução: um estudo comparado entre Lorenzo Milani e Johann Heinrich Pestalozzi”. Esse artigo traz para o seio da discussão a ideia de um estudo comparado em que é materializado a partir da análise comparativa desenvolvida entre duas percepções educativas revolucionárias, com desdobramentos metodológicos e pedagógicos.
O quarto artigo desse volume cumpre a ideia de abordar sobre “Partisanas ante laadversidad:actitudresiliente de mujeresen contexto de pobreza de León, Guanajuato, México” no intuito de resgatar vozes de mulheres que buscam superar e enfrentar situações adversas que ocorrem na Colonia Piletas Sección IV, que é um dos oito polígonos de pobreza que se encontram em León, Guanajuato. O quinto artigo intitula-se “A contribuição dos instrumentos avaliativos para a autonomia na Educação a Distância”, onde analisa os principais instrumentos avaliativos empregados na Educação a Distância (EaD), investigando como interferem na prática pedagógica e no desenvolvimento da autonomia discente. O sexto artigo objetiva conhecer as reais condições de inclusão de um aluno com deficiência visual de um curso de Ensino Superior de uma universidade federal, verificando se o acadêmico enfrentou barreiras de acessibilidade e identificando os fatores que garantiram a permanência do aluno no curso. O presente artigo é intitulado “Experiências cotidianas de um deficiente visual licenciando em Ciências e sua realidade inclusiva (deficiência visual e inclusão)”.
O sétimo artigo apresenta um estudo teórico resultante de pesquisas bibliográficas desenvolvidas durante o Pibic 2017/2018 em Comunicação e posteriores estudos na área de Educação durante a pós-graduação intitulado “Aprendizagem, comunicação e tradução intersemiótica: um estudo sobre as trigêmeas”. O oitavo artigo, intitulado “Produções em educação do campo: reflexões dos resumos das dissertações do ppgeducampo/ufrb” apresenta como objetivo de estudo e análises os questionamentos dos resumos das produções de conhecimento do Mestrado Profissional em Educação do Campo da UFRB, verificando nos resumos das dissertações que pesquisam a formação de professores, perguntas e respostas, se as perguntas realizadas foram respondidas.
“Teatro na prisão como educação libertadora: diálogos entre a pedagogia do oprimido de Paulo Freire e a estética do oprimido de Augusto Boal” é o nono artigo que compõe o volume 6 em fluxo contínuo do ano de 2021. Esse artigo apresenta reflexões sobre as vivências ocorridas nos presídios localizados em meio à floresta amazônica, Km 08 da BR 174 (Manaus-Venezuela) durante o Projeto Arbítrio: Teatro na Prisão, iniciado em 2015 e atuante até o presente momento. O décimo artigo, intitulado “A docência no estágio supervisionado II do curso de pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas”. A partir das análises qualitativas dos dados obtidos, realizadas a partir das categorias: organização, desenvolvimento e resultado, indicaram que o Estágio Curricular Supervisionado II, ao final do curso de Licenciatura em Pedagogia, não preparava, em 2016, o aluno para a docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
O penúltimo artigo chama-se “Representações sociais apreendidas da relação pedagógica em uma escola rural do Maranhão”. A análise de seus dados permitiu confirmar que o convívio na escola e as representações comuns brotadas no meio familiar geram reciprocidades e sentimentos de pertencimento na relação pedagógica; e que as representações sociais emanadas da relação pedagógica estão ancoradas numa cultura, até certo ponto preservada, da qual moradores e alunos pesquisados se orgulham.
E fechando o volume, temos o artigo com o título “Remuneração inicial docente da rede estadual de ensino de São Paulo: algumas comparações (1977-2014)”, que objetiva apresentar o resultado de parte de pesquisa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e busca analisar a remuneração inicial (RI) dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede estadual de São Paulo.
Em tempos de pandemia, leituras dessa natureza são fundamentais para o fortalecimento teórico, metodológico, conceitual e político dos desafios que historicamente estão presentes na educação. Os estudos nesse volume são de caráter formativo e descritivo e em sua grande maioria compilam em interpretações de experiências e de vivências no âmbito educacional. A contemplar a diversidade de assuntos e de diferentes abordagens, esse volume reforça com o seu papel e compromisso político e social de veicular o trabalho de pesquisadores, muitos deles em processo de consolidação de seus campos de pesquisa.
A apreciação dos resultados tais quais suas publicações garantem a movimentação da universidade na sociedade fazendo com que a ideia da construção de uma sociedade seja cada vez mais significativa e participativa. Agradecemos aos colaboradores diretos e indiretos pela elaboração, construção e finalização deste volume 6 de número 01 do ano de 2021. Aos editores, revisores, e ao conselho editorial pela disponibilidade em compartilhar seus conhecimentos nas avaliações.