Jean-Jacques Rousseau

Breve análise das principais obras

Authors

  • Lilian Fávaro Alegrâncio Iwasse Universidade Estadual do Paraná
  • Emerson Pereira Branco Secretaria de Estado da Educação e Esportes - SEED/PR
  • Marcelo de Oliveira Secretaria Municipal de Educação de Nova Esperança/PR

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v6i01.9156

Abstract

Jean-Jacques Rousseau, historically considered one of the greatest intellectuals of the eighteenth century, left a legacy of works involving different areas, such as politics, education, society, the arts, among others. In this sense, through a bibliographic review, the present work aims to briefly understand some of Rousseau’s many writings, especially the Discourse on the Sciences and the Arts, the Discourse on the Origin of Inequality among men, the Social contract and, finally, Emilio or Education, aiming to understand how these works were relevant to the area of education. To this end, we considered the historical moment in which the author is part of, marked by the cultural movement characteristic of European thought called Enlightenment, or Century of Lights, which reflected the political and social context of the eighteenth century, impacting on the pedagogical currents and generations of intellectuals of the following centuries, lasting until contemporaneity.

Keywords: Works by Jean-Jacques Rousseau; Influences on Education; Pedagogical Currents; Intellectuals; Contemporaneity.

Author Biographies

Lilian Fávaro Alegrâncio Iwasse, Universidade Estadual do Paraná

Doutoranda em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestra em Ensino pelo programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Estadual do Paraná ? UNESPAR, campus de Paranavaí, área do conhecimento Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar - PPIFOR. Possui Especialização em: Arte-Educação e arteterapia no ambiente escolar; Administração, Supervisão e Orientação Educacional; Psicopedagogia Institucional e Clínica; Educação Especial: Atendimento as Necessidades Especiais. Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (2003) e Letras/ Inglês - PARFOR pela Universidade Estadual de Maringá. Atua como Pedagoga na Educação Infantil e Ensino fundamental (anos iniciais) no município de Nova Esperança/PR e como Professora colaboradora pelo Colegiado de Pedagogia na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR - campus Paranavaí).

Emerson Pereira Branco, Secretaria de Estado da Educação e Esportes - SEED/PR

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de Paranavaí. Professor PDE - Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE 2019 - UNICENTRO. Possui graduação em Ciências Ensino Fundamental/Habilitação Matemática pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (2003) e graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Maringá (2008). É especialista em Educação e Gestão Ambiental. É professor de Matemática - Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná. Trabalhou no cargo de Diretor do Colégio Estadual São Vicente de Paula de Nova Esperança-PR entre janeiro de 2012 e abril de 2019. Atualmente é Chefe do Núcleo Regional de Educação de Paranavaí. Graduando do curso de Design de Interiores.

Marcelo de Oliveira, Secretaria Municipal de Educação de Nova Esperança/PR

Mestrando em Educação Física. Graduado em Educação Física pela Fafipa - Campus Paranavaí

Published

2021-11-29

How to Cite

FÁVARO ALEGRÂNCIO IWASSE, L.; PEREIRA BRANCO, E. .; DE OLIVEIRA, M. Jean-Jacques Rousseau: Breve análise das principais obras. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 6, n. 01, p. 01–20, 2021. DOI: 10.29280/rappge.v6i01.9156. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/9156. Acesso em: 21 nov. 2024.