Jean-Jacques Rousseau

Breve análise das principais obras

Autores/as

  • Lilian Fávaro Alegrâncio Iwasse Universidade Estadual do Paraná
  • Emerson Pereira Branco Secretaria de Estado da Educação e Esportes - SEED/PR
  • Marcelo de Oliveira Secretaria Municipal de Educação de Nova Esperança/PR

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v6i01.9156

Resumen

Jean-Jacques Rousseau, considerado históricamente uno de los más grandes intelectuales del siglo XVIII, dejó un legado de obras que involucran diferentes áreas, como la política, la educación, la sociedad, las artes, entre otras. En este sentido, a través de una revisión bibliográfica, este trabajo pretende comprender brevemente algunos de los múltiples escritos de Rousseau, destacando principalmente el Discurso sobre las ciencias y las artes, Discurso sobre el origen de la desigualdad entre los hombres, Sobre el contrato y, finalmente, Emílio o el de la Educação, con el objetivo de comprender como estos trabajos eran relevantes para el campo de la educación. Para ello, se consideró el momento histórico en el que se inserta el autor, marcado por el movimiento cultural característico del pensamiento europeo denominado Ilustración, o Siglo de las Luces, que reflejó el contexto político y social del siglo XVIII. Se concluye, por tanto, que Rousseau -con las ideas contenidas en sus obras- influyó no solo en la sociedad de la época, sino también en la história dela Educación, impactando corrientes pedagógicas y generaciones deintelectuales en los siglos siguientes, perdurando hasta la contemporaneidad.

Palabras clave: Obras de Jean-Jacques Rousseau; Influencias en la educación; Corrientes pedagógicas; Intelectuales; Tiempo contemporáneo.

Biografía del autor/a

Lilian Fávaro Alegrâncio Iwasse, Universidade Estadual do Paraná

Doutoranda em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestra em Ensino pelo programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Estadual do Paraná ? UNESPAR, campus de Paranavaí, área do conhecimento Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar - PPIFOR. Possui Especialização em: Arte-Educação e arteterapia no ambiente escolar; Administração, Supervisão e Orientação Educacional; Psicopedagogia Institucional e Clínica; Educação Especial: Atendimento as Necessidades Especiais. Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (2003) e Letras/ Inglês - PARFOR pela Universidade Estadual de Maringá. Atua como Pedagoga na Educação Infantil e Ensino fundamental (anos iniciais) no município de Nova Esperança/PR e como Professora colaboradora pelo Colegiado de Pedagogia na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR - campus Paranavaí).

Emerson Pereira Branco, Secretaria de Estado da Educação e Esportes - SEED/PR

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de Paranavaí. Professor PDE - Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE 2019 - UNICENTRO. Possui graduação em Ciências Ensino Fundamental/Habilitação Matemática pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (2003) e graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Maringá (2008). É especialista em Educação e Gestão Ambiental. É professor de Matemática - Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná. Trabalhou no cargo de Diretor do Colégio Estadual São Vicente de Paula de Nova Esperança-PR entre janeiro de 2012 e abril de 2019. Atualmente é Chefe do Núcleo Regional de Educação de Paranavaí. Graduando do curso de Design de Interiores.

Marcelo de Oliveira, Secretaria Municipal de Educação de Nova Esperança/PR

Mestrando em Educação Física. Graduado em Educação Física pela Fafipa - Campus Paranavaí

Publicado

2021-11-29

Cómo citar

FÁVARO ALEGRÂNCIO IWASSE, L.; PEREIRA BRANCO, E. .; DE OLIVEIRA, M. Jean-Jacques Rousseau: Breve análise das principais obras. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 6, n. 01, p. 01–20, 2021. DOI: 10.29280/rappge.v6i01.9156. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/9156. Acesso em: 30 jun. 2024.