A voz que fala de si: perspectivas teóricas e práticas do trabalho docente

Authors

  • Mateus de Souza Duarte Universidade Federal de Sergipe- UFS

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v7i01.11655

Keywords:

Discurso, Professor, Professor Reflexivo

Abstract

In any case, the teaching profession continues to lead students to the path of knowledge, believing in education as the path of emancipation. Therefore, the voice that speaks for itself alludes to teachers' speeches about the applicability of theories in their school activities. This article is about the teaching discourse is a record of a research carried out, lasting 2 (two) years. The objective was to analyze the teachers' discourse on the interrelationship between theory and practice in the educational process, what they know about theory and practice and what are their perspectives regarding the use of theories in their teaching activities. Pimenta (1999), Gatti and Barreto (2011), Ghedin (2007), Freire (2011), among others who helped us to reflect on the training and practice of teachers. Comments about being or not being a teacher today are raised, about the reflective teacher paradigm. We bet on participant research, with observations at the research site, with semi-structured questions, with 5 (five) effective teachers from the municipal school system, with 5 (five) questions on theory and practice. We hide real names and choose to use the letters A, B, C, D, E. The observations on the scale lasted for about 2 (two) years. We present comments on the discourse and the reflective teacher paradigm. Finally, in tables, we systematize the teachers' discourse about what they think about theory and practice.

Author Biography

Mateus de Souza Duarte, Universidade Federal de Sergipe- UFS

Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES. Doutorando no Programa de Pós-graduação em Ensino, na linha de pesquisa II Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências e Matemática, na Rede Nordeste de Ensino- RENOEN, na Universidade Federal de Sergipe- UFS, polo São Cristóvão- Sergipe- SE. Graduação em andamento em Filosofia, na Universidade Federal de Pelotas- UFPel, polo de Agudos- Pelotas- Rio Grande do Sul- RS. Mestre em Educação em Ciências na Amazônia, na linha de pesquisa II Ensino de Ciências: Epistemologias, Divulgação Científica e Espaços Não Formais- PPGEEC- Universidade do Estado do Amazonas- UEA, Manaus- AM, 2019. Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz-FACIBRA, Wenceslau Braz, Paraná, 2016. Possui formação inicial e continuada em Linguagem, Cognição e Ensino: Estudos e Aplicações, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - IFAL - Campus Santana do Ipanema, Alagoas- AL e em Auxiliar Pedagógico- Instituto Federal de Roraima-IFRR, Campus Novo Paraíso, Caracaraí - RR. Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas- UEA, Parintins- AM, 2016. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos temas: Criança, Formação Docente, Ensino, Ensino de Ciências, Saberes Docentes e Tradicionais e Escola e Comunidade Ribeirinha. Desenvolve pesquisas nas seguintes linhas de pesquisa: 1. Ensino de Ciências: Epistemologias, Divulgação Científica e Espaços Não Formais. 2. Ambiente, Educação e cultura de povos da água, terra e floresta da Amazônia. 3. Educação em Ensino de Ciências e Espaço Não Formal. 4. Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências e Matemática. Contatos: mateus_duarte22@hotmail.com

References

BARBOSA, Silvia Helena Pienta Borges. FERNANDES, Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes. A Teoria do professor reflexivo na formação continuada de professores: discurso vazio de conteúdo. Revista Eletrônica de Educação, v. 12, n. 1, p. 6-19, jan./abr. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991744.

BORGES, Vilmar José. BITTE, Regina Celi Frechiani. Estágio curricular supervisionado: identidade e saberes docentes. Rev. Educ. Perspec. Viçosa, MG. V.9, n., p.30-47, jan./abr. 2017.

DEMO, Pedro. Introdução à metodologia da ciência. 2ª. ed.--São Paulo: Atlas, 1985.

DEMO, Pedro. Professor do futuro e reconstrução do conhecimento. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

DEMO, Pedro. Educação e alfabetização científica. São Paulo: Papirus, 2010.

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. São Paulo: Autores Associados,2011.

FARIAS et al., Isabel Maria Sabino de. Didática e docência: aprendendo a profissão. 3°. ed. Nova Ortografia- Brasília: Liber Livro, 2011.

FERRAREZI JR, Celso. Pedagogia do silenciamento: a escola brasileira e o ensino da língua materna.- 1. ed.- São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51°. ed.- São Paulo: Cortez, 2011.

GATTI, Bernadete Angelina. BARRETO, Elba Siqueira de Sá. Professores do Brasil: impasses e desafios. – Brasília: UNESCO, 2009.

GATTI, Bernadete Angelina. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte – – Brasília: UNESCO, 2011.

GHEDIN, Evandro. Demarcando linhas, percorrendo caminhos e situando horizontes. In: GHEDIN. Evandro (org). Perspectivas em formação de professores. Manaus: Editora: Valer, 2007.

KLEIN, Lígia Regina. Alfabetização: quem gosta de ensinar? 5º ed.- São Paulo: Cortez; Campo Grande; Editora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2008.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: Teoria, método e criatividade. -28ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

NÓVOA, Antônio. Professores: Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

NÓVOA, António. Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo. Livreto publicado pelo Sindicato dos Professores de São Paulo, 2007.

PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. 8° ed.- São Paulo: Cortez, 2012.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez Editora, 1999. (p. 15 a 34).

PIMENTA, Selma Garrido. Contexto e perspectiva para a formação de professores no cenário da atual política Brasileira. In: GHEDIN. Evandro (org). Perspectivas em formação de professores. Manaus: Editora: Valer, 2007.

SENA, Odonildo. Palavra, Poder e Ensino da Língua. - 2° ed.- Manaus: editora Valer, 2001.

SCHÖN, D. Educando o Profissional Reflexivo. Um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: Nóvoa, a. (coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: instituto de inovação educacional, 1992.

SCHÖN, D. Os professores e sua formação. Lisboa, Portugal: Dom Quixote, 1997.

SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo. um novo design para o ensino e a aprendizagem. porto alegre: ARTMED, 2000.

PEREIRA, Larissa O’nill de Avila. SILVEIRA, Luiza Maria de Oliveira Braga. Percepção das professoras sobre seus alunos do 5º ano. Psic. da Ed., São Paulo, 45, 2º sem. de 2017.

ROCHA, Termisia Luiza. Da racionalidade técnica ao professor reflexivo. Cadernos da Fucamp, v.13, n.18, p.119-127/2014.

TARDIF, Maurice. MOSCOSO, Javier Nunez. A noção de “profissional reflexivo” na educação: atualidade, usos e limites. Cadernos De Pesquisa v.48 n.168 p.388-411 abr./jun 2018.

Published

2023-06-08

How to Cite

DE SOUZA DUARTE, M. A voz que fala de si: perspectivas teóricas e práticas do trabalho docente. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 7, n. 01, 2023. DOI: 10.29280/rappge.v7i01.11655. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/11655. Acesso em: 21 nov. 2024.